Cinco UBSs retornam o atendimento à população em geral

Os números de casos confirmados de Covid-19 estão reduzindo, segundo boletim epidemiológico divulgado diariamente pela Secretaria da Saúde. Com este cenário, a Secretaria retorna os atendimentos dos serviços de saúde em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a partir da próxima segunda-feira (9). Os espaços voltarão a realizar procedimentos gerais como curativos, vacinas, consultas e dispensa de medicamentos.

O horário de atendimento em cada unidade é específico para atender as demandas da localidade: UBS Jardim Porto Alegre, das 7 horas às 19 horas; UBS Santa Clara, das 8 horas às 12 horas e das 13h30 às 17h30; UBS Panorama, das 8 horas às 17h30; UBS Pancera, das 8 horas às 12 horas e das 13h30 às 17h30; UBS Cosmos, das 7 horas às 19 horas.

“Anteriormente, as unidades Panorama, Santa Clara e Cosmos estavam atendendo, exclusivamente, pacientes com suspeita de síndrome respiratória. Com a redução dos casos estamos concentrando esse serviço no Pronto Atendimento Municipal (PAM) Dr. Jorge Milton Nunes (Mini-hospital) e as UBSs retornam com os atendimentos normais a comunidade”, explica a diretora da Rede de Atenção Primária em Saúde Marcia Cristina Guilhem.

Ela esclarece que as equipes das unidades retornam gradativamente para seus territórios de atuação. Por isso, a diretora pede a compreensão da população neste retorno. “As equipes estão reduzidas porque temos muitos profissionais que são do grupo de risco da Covid-19 que estão afastado porque existe a orientação para eles não atuarem na linha de frente”.

A orientação da Secretaria da Saúde para os pacientes com idade superior a 12 anos com sintomas típicos de Covid-19, como perda de olfato e/ou paladar, ou de síndrome gripal (febre, dor de garganta, tosse e/ou falta de ar), que o atendimento será concentrado no Pronto Atendimento Municipal (PAM) Dr. Jorge Milton Nunes, na Grande Pioneiro.

Da Redação