Com apoio do Estado, consórcio de Saúde vai adquirir medicamentos do kit intubação

2

A reunião do Conselho Deliberativo do Consórcio Paraná Saúde aprovou nesta terça-feira (22) a aquisição de dez medicamentos do chamado kit intubação. A compra tem o teto orçamentário de R$ 15 milhões e será feita por convênio entre os municípios interessados e participantes do consórcio. Serão 1.321.392 unidades, entre bloqueador neuromuscular, anestésico e anticoagulante.

O Estado também articulou e aprovou a aquisição. A proposta atende a uma solicitação do Conselho de Secretários Municipais do Paraná (Cosems-PR).

“É importante dizer que o consórcio é uma excelente estratégia de gestão. Aqui no Paraná já utilizamos este instrumento há muitos anos e o Consórcio Paraná Saúde é de extrema excelência, com resultados positivos, inclusive tendo realizado várias compras emergenciais de medicamentos durante a pandemia”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“Este é o principal objetivo dos consórcios, ser apoiador e servir de ferramenta para ajudar as cidades”, explicou o prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda Filho, que preside o Consórcio Paraná Saúde.

Segundo ele, a aquisição envolverá medicamentos elencados como prioritários e agora seguirá os trâmites legais, como publicação de edital de compra e assinatura do convênio junto aos municípios interessados.

“Temos certeza que será uma importante ação neste momento de pandemia, pois municípios de menor porte apresentam e encontram dificuldades para aquisição destes medicamentos. como o consórcio efetua a compra em grandes volumes, acreditamos que no máximo em 30 dias conseguiremos fazer o repasse”, afirmou o prefeito.

De acordo com o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior, a proposta aprovada para a compra dos medicamentos será feita com recursos municipais.

“Até o momento, 150 municípios manifestaram a possibilidade de participação. O consórcio, nesta premissa, vai liderar uma grande compra, conseguindo economicidade para os municípios, pois a estratégia permite ganho em volume e escala”, disse.

O Consórcio Paraná Saúde atua há 22 anos e tem a participação de 398 municípios paranaenses.

Da AEN