Com filhos em casa, 30% dos brasileiros preferem produtos com fragrância para criar ambientes acolhedores

Os cuidados durante a pandemia tornam a rotina mais intensa, por isso famílias com crianças em casa se dedicam mais à limpeza de seus lares. Descubra dicas práticas de especialistas para deixar os ambientes limpos e cheirosos com pouco esforço.

A pandemia de covid-19 afetou a rotina de toda família, especialmente aquelas com crianças em casa. Entre brincadeiras e aulas remotas, os pequenos impactaram nos hábitos domésticos e tornaram a organização do lar difícil, principalmente na parte da higienização.

Com base no estudo da Unicef Cenário da Exclusão Escolar no Brasil — um alerta sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na Educação, cerca de 5,5 milhões de crianças ficaram em casa. Isso fez com que muitas famílias buscassem formas mais simples de cuidar de casa sem se descuidar da educação do pequeno.

Felizmente, é possível manter a casa limpa com menos esforço. Com algumas dicas úteis a Cleanipedia mostra como deixar sua casa cheirosa, confira a seguir:

O que pode ser feito?

Antes de qualquer limpeza, você precisa descobrir por onde começar. Geralmente, a cozinha é o grande alvo dos donos de casa devido ao acúmulo de gordura na parede e em móveis próximos.

A principal recomendação é dividir a limpeza por ambientes. Caso fique muito cansada, você pode parar por alguns minutos ou até retomar a limpeza no dia seguinte. Veja as dicas dos especialistas:

1. Peça ajuda das crianças em casa

Uma casa não é o lar apenas da mãe e do pai, e seus pequenos precisam ter isso em mente. Antes de começar a limpeza dos cômodos, fale com as crianças e peça ajuda. Além de ter pares extras de mãos, você ainda cria um hábito saudável na criançada.

Você ainda pode aproveitar esse momento e educá-los em relação às tarefas diárias, como arrumar a cama ou organizar os brinquedos.

2. Não deixe para depois

Em muitas ocasiões, o cansaço bate e deixamos as tarefas para depois. Embora seja natural, isso cria um hábito prejudicial, tornando a limpeza mais demorada e, consequentemente, mais chata.

Em alguns cômodos, como a cozinha, o tempo é uma aliada da sujeira. Por exemplo, a gordura fica mais resistente ao esfregão a cada novo dia. Em alguns casos, ela não sai mesmo com produtos específicos, sendo necessário comprar fórmulas mais caras.

3. Opte por produtos de qualidade

Investir em produtos que facilitem os afazeres domésticos é muito importante, principalmente para famílias com crianças. Geralmente, esses produtos têm como propósito otimizar o tempo ao deixar a tarefa mais fácil.

Entre os muitos exemplos, você consegue procurar mais sobre robô aspirador, máquina de lava louças, entre outros acessórios. Inclusive, produtos que facilitem a limpeza braçal também são ótimos aliados.

4. Mantenha os ambientes arejados

Os ambientes arejados auxiliam que as sujeiras não fiquem concentradas em um único canto. Pelo contrário, elas saem com mais facilidade. Felizmente, a família ainda consegue optar por produtos aromáticos, como muitas famílias já fazem.

Segundo o Relatório Mintel Hábitos do Consumidor de Produtos de Beleza, 47% dos brasileiros com filhos em casa afirmam adquirir produtos com fragrâncias diferentes dependendo do cômodo que serão usados.

Além disso, 30% dos brasileiros com filhos em casa priorizam produtos com fragrâncias para criar um ambiente acolhedor.

Na prática, você e sua família pode tornar os seus ambientes mais acolhedores a partir de aromas específicos e deixar os ambientes arejados, evitando que o cheiro fique forte e o torne mais natural possível.

Limpeza da casa está associada à qualidade de vida

Indo além do prazer de ter um lar limpo e acolhedor, especialistas em psicologia associam à organização do lar ao bem-estar e à saúde mental.

Para eles, passar os dias em um ambiente limpo, cheiroso e arrumado faz com que o corpo libere endorfina, hormônio associado à felicidade e prazer, com mais facilidade.

Inclusive, o resultado oposto também é possível segundo os especialistas. Ou seja, uma casa suja e mal cuidada torna o dia mais triste do que o normal.

Portanto, seguir as dicas citadas até aqui é fundamental para você fazer outras atividades em casa, como estudar ou simplesmente se divertir em família.

A Cleanipedia acredita que o lar acolhedor melhora o bem-estar de todos. Sendo assim, não descuide dos cuidados da limpeza do lar!

O portal conta com cerca de 1 milhão de acessos mensais só no Brasil, ensinando os melhores métodos de limpeza e produtos para deixar a casa arrumada, limpa, segura e cheirosa.