Covid-19: Plano de Operacionalização da Vacinação sofre atualização

4

No fim da tarde de ontem (13), o Ministério da Saúde publicou a atualização Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 para todo território brasileiro. O documento tem gerado dúvidas em relação a vacinação da faixa etária dos 12 aos 17 anos, contudo, pontua que a vacina da Pfizer tem autorização para esse esquema vacinal.

No o subtítulo 4.3.2 ‘Vacinação de menores de 18 anos’ traz que “decidiu-se a vacinação de adolescentes com comorbidade e após a vacinação com a primeira dose da população acima de 18 anos, proceder-se-á a imunização do grupo etário de 12 a 17 anos sem comorbidades”.

O documento também retrata a autorização do laboratório Pfizer/BioNTech para imunizar os jovens entre 12 e 17 anos e ressalta que “dentre os imunizantes disponíveis, apenas a vacina COVID-19 (RNA mensageiro) desenvolvida pelo laboratório Pfizer/BioNTech, tem liberação para essa faixa etária”.

ANVISA – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota em 27 de julho deste ano que somente a Pfizer havia solicitado a inclusão em bula da indicação da vacina para crianças com 12 anos ou mais. “Esse pedido já foi autorizado pela Agência e a indicação para esta faixa etária foi incluída na bula da vacina Comirnaty”, ressalva o documento que afirma “A competência para solicitar a inclusão de novas indicações na bula é do laboratório e a solicitação deve ser fundamentada em estudos que sustentem a indicação pretendida, tanto em relação aos aspectos de segurança como de eficácia”.

TOLEDO – A cidade participa de um estudo de comportamento da Pfizer e fez a aplicação da primeira dose em todos os jovens acima de 12 anos no fim do mês passado. Segundo dados da prefeitura de Toledo, 93% dos jovens nesta faixa etária tomaram a dose inicial.

Confira o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19:

https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/publicacoes-tecnicas/guias-e-planos/plano-nacional-de-vacinacao-covid-19/view

Da Redação

TOLEDO