Crises alérgicas podem ser mais frequentes nesta estação

5

O inverno começou há quase 30 dias. Neste período, temperaturas negativas ou até mais altas foram registradas. Quem sente as consequências de todas essas alterações é o organismo da população. Após uma semana quentinha, a partir deste final de semana, as temperaturas devem diminuir consideravelmente mais uma vez. As baixas temperaturas também são um prenuncio de um longo período de crises alérgicas.

Os episódios de crise de alérgica podem ser mais comuns na infância, porque a imunidade da criança está em desenvolvimento nesta fase. As manifestações podem surgir na pele ou nas vias respiratórias, desencadeando ‘chiado’ no peito, catarro, tosse e falta de ar.

De acordo com o médico Fernando Pedrotti, os cuidados dependem do tipo de alergia que a pessoa apresentar. Por isso, ele orienta que as famílias identifiquem – quando for possível – a causa da alergia e, na sequência, evitar o contato. “Algumas pessoas possuem alergia a praticamente a udo, como gelo, alimentos, produtos de higiene, tecidos, couro do sapato ou do cinto, perfumes, picadas de insetos, enfim. Por isso, da importância de identificar o agente causador da alergia”.

FRIO – Com relação a estação, a orientação do médico é manter os ambientes mais arejados e, se possível, que eles recebam a luz solar. “Isso afasta mofos e ácaros”, afirma Pedrotti ao citar que a remoção de objetos que acumulam poeiras, como tapetes, cortinas, livros e bichos de pelúcia é uma medida importante. “Se a pessoa tiver alergia a um animal doméstico, não deixar que ele entre no quarto”, orienta.

O médico enfatiza que o grande segredo é evitar o contato. Ele ainda esclarece que os problemas das alergias respiratórias são a poeira, os ácaros ou até mesmo o contato com fumaça. “O cuidado vai depender de evitar aquilo que a pessoa tem alergia”, enfatiza o profissional.

Outra recomendação citada por Pedrotti em casos de alergias respiratórias é evitar o uso de tapete, não varrer o chão e eliminar o uso do espanador. “Ao invés de varrer a casa é preferível passar um pano úmido e sempre manter procurar manter local arejado. Essas medidas são comuns, mas elas podem fazer a diferença para quem tem alergia”, finaliza o médico.

Da Redação

TOLEDO