Nível nacional: Paraná é líder em doações de órgãos

8

Dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) apontam que o Paraná é líder nacional em doações de órgãos. O número de doações no Estado é de 33,0 por milhão de população (pmp), mais que o dobro da média do Brasil, que fechou o primeiro semestre com 13,7 pmp.

Em 2021, foram 275 doações efetivas, que resultaram em 462 transplantes de órgãos e 501 transplantes de córneas. Uma única pessoa sendo doadora, pode possibilitar a realização de até dez transplantes.

“Mesmo em meio à pandemia, o Paraná se manteve na liderança nacional de doações e tudo isso só foi possível graças a solidariedade dos paranaenses. Aceitar doar os órgãos de um familiar não é nada fácil, mas é um gesto que salva vidas, um ato de amor, de solidariedade humana e cristã”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

DESTAQUE EM TRANSPLANTES – No último ano, o Estado teve 1.161 notificações de potenciais doadores e 475 doações efetivas, as quais corresponderam a 698 transplantes de órgãos sólidos realizados no Estado.

Na análise dos dados brasileiros, o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) destaca que apenas três unidades da federação ultrapassaram 30 transplantes renais pmp – Paraná, São Paulo e Distrito Federal. O Estado atingiu 36,5 pmp, acima da média nacional de 19,2 pmp. O Paraná também está entre os três estados que mais realizaram transplantes hepáticos (fígado) com 15,8 pmp, enquanto a média brasileira é de 8,7 pmp. Já com relação a transplantes de pâncreas, o Paraná está entre os cinco estados que realizaram o procedimento.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Agência de Notícias do Paraná