Outuro Rosa e Novembro Azul: casos de câncer aumentam entre os mais jovens

0 171

Exames preventivos são essenciais para identificação precoce e maiores chances de cura

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) revelou que, de 2020 a 2022, a incidência de câncer de mama entre mulheres jovens aumentou. No país, a taxa passou de 2% para até 5% em mulheres com menos de 35 anos.

Ao mesmo tempo, o Observatório de Oncologia nacional indicou que houve um aumento de 5% de novos casos de câncer de próstata em homens de 29 e 49 anos de idade.

Thayles Moraes, médico oncologista e coordenador da oncologia do Centro de Especialidades, do Hospital Metropolitano Vale do Aço, localizado em Coronel Fabriciano (MG), explica sobre a importância de realizar os exames preventivos anualmente.

“Estimular e orientar sobre a importância do rastreamento da doença reduz o diagnóstico em estágio avançado. Além disso, tanto o câncer de mama, quanto o de próstata, tem 90% de chance de cura quando identificados no estágio inicial”, alerta o especialista.

Apesar do aumento de novos casos, a prevalência de mortes por câncer de mama e próstata ocorrem a partir dos 50 anos, segundo Ministério da Saúde. “Por isso, é importante estar atento aos fatores de risco, como a obesidade e sobrepeso, além de realizar os exames preventivos”, indica o profissional. 

Projeto promove ação humanizada aos pacientes oncológicos

No mês marcado pela campanha de conscientização do câncer de mama, o Centro de Especialidades Coronel Fabriciano, desenvolveu um evento especial para o Outubro Rosa, contemplando principalmente, as pacientes em fase de tratamento.

O evento ocorreu no último dia 20, contando com palestras de médico oncologista, psicóloga e nutricionista.

Durante o encontro, Bárbara Rodrigues, de 38 anos, deu seu depoimento sobre a jornada de tratamento contra o câncer de mama e superação da doença, destacando a importância que a fé e regiliosidade tiverem para ela.

Organizado pela equipe de oncologia, o evento faz parte do projeto Mãos Dadas, que tem o objetivo de promover a humanização e a integração entre os pacientes, familiares e equipe, fortalecendo o vínculo e relacionamento.

“Ações humanizadas interferem na recuperação do paciente, tornando esse processo mais rápido e satisfatório. Além de humanizar as relações, o evento também trouxe informações importantes para a prevenção do câncer e conscientização sobre o tratamento”, explicou a gerente de oncologia da unidade, Marina Costa Melo.

Pertencente ao Hospital Metropolitano Vale do Aço, a Unidade de Oncologia do Centro de Especialidades atua como referência no tratamento oncológico da região.

Da Assessoria Hospital Metropolitano Vale do Aço

Deixe um comentário