Pato Bragado começa a vacinar idosos da faixa etária de 90 anos

A Secretaria de Saúde de Pato Bragado está realizando a aplicação das 30 doses da vacina CoronaVac/Instituto Butantan contra a Covid-19, aos idosos com 90 anos ou mais.  Os imunizantes, distribuídos pelo Governo do Estado do Paraná chegaram ontem (09) ao município. 

O vice-prefeito, secretário de Saúde, John Jeferson Weber Nodari comemora o avanço na vacinação a um novo grupo prioritário ao lado dos outros 71 profissionais de saúde do município, que já foram imunizados. Ele destacou que a quantia será suficiente para os idosos dessa faixa etária e de que a secretaria realizará um levantamento dos que não poderão ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS), deslocando assim, uma equipe para a vacinação.

A Secretaria segue os protocolos de segurança em saúde pública com distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel, lembrando que todos que comparecerem à sala de vacinas, no horário das 8 às 11h e das 14 às 17 horas, devem portar o cartão de vacinas, cartão SUS, RG e CPF.

O secretário declara que a medida que mais vacinas forem chegando, novas faixas etárias serão contempladas. “É gratificante saber que essas pessoas que tanto trabalharam pelo município e com os mais diversos exemplos de vida estão entre os grupos prioritários, oportunizando a renovação de esperanças de dias melhores, mais seguros e que garantirão mais anos de vida. 

ANSIOSOS

Aos 92 anos, Leo Pedro Breunig está entre os idosos que recebeu a vacina em casa.  A esposa, Clara de 82 anos, disse que por ser hipertenso e diabético, se sente aliviada pelo marido e ansiosa para ser imunizada, considerando que possivelmente o grupo da sua faixa etária será o próximo e ela, que apresenta muita disposição, responde pelas tarefas de casa e a saúde do casal.

O mesmo sentimento demonstra Helmut Schrader de 92 anos. Pela manhã ele foi até a unidade de saúde para se vacinar. “Eu tenho ciência que preciso me cuidar e a vacina é para o nosso bem”, declara. A esposa, Loni, completa 90 anos no próximo dia 16 e já afirmou que aguarda o tão sonhado momento de ser imunizada.