Farejadores da PRF “penduram as coleiras” após oito anos de trabalho

0 107

Com uma dedicação incansável e anos de serviço notáveis, dois cães policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná, Echo e Chuck, se preparam para “pendurar as coleiras” aos oito anos de idade. Ambos ingressaram na PRF em anos distintos, mas compartilharam uma carreira impressionante como cães farejadores de drogas, armas e munições.

Echo, o veterano da dupla, começou sua carreira em 2016, enquanto seu companheiro Chuck juntou-se à equipe um ano depois, em 2017. Ao longo dos anos, eles passaram por diversos treinamentos, incluindo cursos como o curso de operações com cães de faro (para Chuck) e o nivelamento com cães de faro da PRF (ambos) e o curso cães de guerra do Exército Brasileiro (para Echo).

Esses corajosos cães policiais não se limitaram ao estado do Paraná; eles participaram de missões em várias regiões do Brasil, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Em suas carreiras, eles colecionam ocorrências de destaque, incluindo a apreensão de 2,4 toneladas de maconha ocultas em um contêiner sob paletes de madeira em Guarapuava (PR), 1,5 tonelada de maconha escondida em um caminhão-baú sob sacos de terra adubada em Tabai (RS) e uma tonelada de maconha em um compartimento eletrônico oculto em um caminhão carregado com soja em Ponta Grossa (PR). Eles também descobriram 200 kg de cocaína escondidos em um assoalho de uma van em Paranaguá (PR) e meia tonelada de cocaína em um compartimento oculto no teto de um caminhão-baú carregado de pneus em Balsa Nova (PR).

Esses cães não apenas se destacaram em missões de alto risco, mas também se envolveram em eventos em escolares, parques e feiras de exposições. Chuck, em particular, era conhecido por ser o xodó das crianças.

O processo de aquisição de cães policiais é meticuloso, com Echo e Chuck sendo escolhidos através de um processo de licitação da PRF e selecionados por operadores do grupo de operações com cães (GOC). Os cães começam seu treinamento e trabalho por volta dos 12 meses de idade e se aposentam aos oito anos. Agora, ambos se preparam para uma vida mais tranquila e confortável, graças ao cuidado de policiais rodoviários federais que os adotarão após sua aposentadoria.

Os cães de faro da PRF desempenham um papel vital na aplicação da lei, detectando diversos tipos de drogas, armas e munições. Para eles, o trabalho é como uma brincadeira de esconde-esconde, impulsionada por sua paixão por brinquedos, como bolas e mordentes. Quando encontram o odor da substância ilícita, são recompensados com seu brinquedo favorito, o que os motiva a continuar procurando. Eles mantêm uma rotina de treinamento físico e técnico, equilibrada com tempo para brincar e descansar.

Echo e Chuck são exemplos do comprometimento e dedicação dos cães policiais e merecem respeito e carinho por suas contribuições durante o período em que trabalharam na PRF.

Acesse as imagens da cerimônia de aposentadoria dos cães aqui.

Da PRF

Deixe um comentário