Governo municipal prestigia solenidade de troca de comando do 19º BPM

0 404

Representando pelo prefeito Beto Lunitti e pelo secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Christian Guilherme Goldoni, o governo municipal marcou presença na cerimônia de troca de comando no 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM). O evento, que dá posse ao tenente-coronel Valmir de Souza, que assume o lugar do tenente-coronel Jorge Aparecido Fritola, foi realizado na manhã desta quinta-feira (14) no auditório da guarnição.

A solenidade de passagem foi presidida pelo comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM, sediado em Cascavel), coronel José Osmar Novach. A partir de agora, Valmir de Souza liderará um efetivo com cerca de 300 policiais militares que atuam em 13 municípios (Diamante d´Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Helena, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu e Toledo) cuja população somada é, segundo o Censo 2022, de 313.932 habitantes.

A cerimônia teve momentos simbólicos importantes, como a execução do hino nacional brasileiro, e as leituras dos atos oficiais de exoneração e de nomeação, bem como de elogio individual ao comandante que sai do 19º BPM e do currículo de quem vai assumir este posto. Na ocasião, houve também a inclusão da foto de Jorge Aparecido Fritola na galeria de ex-comandantes do batalhão e a entrega de uma lembrança como forma de agradecimento ao trabalho por ele realizado.

Em sua fala, o prefeito Beto Lunitti destacou o bom trabalho realizado pelo ex-comandante, que assume amanhã o cargo de comandante interino do 5º CRPM. “Em um pouco mais de um ano de trabalho, o tenente-coronel Jorge Fritola deixou marcas importantes em prol da segurança pública de Toledo e região. Eu e todos os prefeitos sob a jurisdição do 19º BPM temos muito a agradecer pelo trabalho realizado pela corporação e desejar boa sorte ao seu sucessor. Os municípios não têm responsabilidade direta em relação à segurança pública, mas pode, de forma indireta, formular políticas públicas que contribuam para reduzir a sobrecarga de serviço sobre as forças de segurança e a mais importante delas é a educação. Em Toledo, fizemos um grandioso investimento em educação básica para as crianças de hoje se prepararem para ingressar no mercado de trabalho e aos cursos superiores oferecidos pelas quatro instituições de ensino superior públicas em nosso município, uma estadual e três federais”, comenta o chefe do Executivo Municipal.

Emocionado, Jorge observou que, sob seu comando, o 19º BPM fortaleceu a integração com as demais forças de segurança operantes na região e promoveu melhorias que aumentaram a produtividade operacional do seu efetivo. “Toledo coloca em prática várias ações que procuro compartilhar pelos lugares onde passo. Neste período em que permaneci no comando, fizemos a maior apreensão de cocaína da história do batalhão: 20 toneladas. Em relação ao ano anterior, o número de prisões em flagrante cresceu 21%, o de apreensão de armas subiu 40% e o de apreensão de maconha aumentou 125%, totalizando 40 toneladas, outro recorde. Além disso, houve uma redução de 33% na quantidade de furtos de veículos”, cita. “Na parte administrativa, fizemos várias melhorias, como a consolidação da Rocam [Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas], a ampliação da Patrulha Rural e a promoção de cursos profissionalizantes. Foram a partir destas ações, mas sobretudo do apoio das lideranças e da região e da bravura dos meus comandados, que os resultados começaram a aparecer. Tenho certeza de que meu sucessor manterá e aperfeiçoará todo este trabalho”, assegura.

Por fim, Novach, que passa para a reserva assim que Jorge Aparecido Fritola assumir o 5º CRPM, elogiou a postura dos prefeitos no apoio às forças de segurança. “É fundamental que os municípios tenham gestores que valorizem a Polícia Militar e nossa região é um bom exemplo disso. O novo comandante do 19º BPM está assumindo um batalhão bem estruturado e tem tudo para fazer um grande trabalho, pois é um homem que, apesar de ter trabalhado em várias regiões do Paraná, tem sua família aqui e ama esta terra”, analisa.

Deixe um comentário