PCPR deflagra operação que apura desvio de R$ 3 milhões por associação de Centenário do Sul

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (23) para cumprir 17 mandados de busca e apreensão decorrentes de investigação contra desvio de recursos em uma associação municipal em Centenário do Sul, no Norte do Estado. Estima-se o desvio de cerca de R$ 3 milhões das contas da entidade.  

A investigação foi realizada em conjunto com o Ministério Público do Paraná (MPPR). Entre os crimes apurados estão peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As ordens de busca e apreensão abrangem as residências dos investigados e a sede da associação.   

No decorrer das diligências, a Justiça impôs o afastamento temporário das funções de três servidores da Prefeitura, de uma servidora do Legislativo Municipal e de quatro funcionários da entidade, além do bloqueio de bens de 11 pessoas e uma empresa.    

Conforme apurado, servidores municipais seriam responsáveis por determinar ou autorizar pagamentos pela instituição a beneficiários indevidos. Voltada a prestar assistência à maternidade e infância, a entidade é custeada integralmente por recursos públicos, notadamente verbas municipais.

Da AEN