PRF realiza pré-estreia de documentário e apresentação de projeto pioneiro de prevenção às drogas em Foz do Iguaçu (PR)

0 991

Sessão de cinema para público fechado e exposição de viaturas para público geral serão realizadas no próximo sábado (9)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoverá a pré-estreia da série documental “Pássaros” e a apresentação do projeto pioneiro de prevenção às drogas ChatPRF no próximo sábado (9), no Cinemark de Foz do Iguaçu. Estarão presentes autoridades da região, além dos alunos das quatro escolas participantes do projeto.

A série documental “Pássaros” é a primeira produção audiovisual realizada por um órgão policial com o objetivo de ampliar as perspectivas sobre os problemas causados pelo uso e o tráfico de drogas na sociedade. A série abordará a história de pessoas apenadas e os efeitos nocivos das drogas nas suas vidas, relações familiares e comunidades, analisando-os sob o prisma de vários especialistas.

A série está sendo desenvolvida pela PRF inicialmente para o uso no projeto ChatPRF. E contou com a parceria da Justiça Federal e do Departamento de Polícia Penal do Paraná (DEPPEN-PR). Os episódios da série serão disponibilizados para o público geral no primeiro trimestre de 2024.

O projeto ChatPRF é uma iniciativa pioneira de prevenção ao uso e ao tráfico de drogas voltada para os alunos de ensino médio da rede pública. No projeto, 1.000 alunos de quatro escolas estaduais de Foz do Iguaçu receberam palestras e participaram de atividades lúdicas de conscientização quanto aos problemas do uso do crack. Cada escola selecionou um grupo de estudantes para produzirem um filme sobre como evitar escolhas que levem ao uso da droga.

Os filmes produzidos pelos alunos também serão exibidos nessa sessão, momento a partir do qual serão avaliados por critérios de qualidade técnica e de conteúdo e também disponibilizados para votação pelo público geral no Instagram da PRF no Paraná (@prf_pr). O grupo com maior pontuação nas três categorias somadas (qualidade técnica, adesão ao tema e engajamento na rede social) será premiado no próximo dia 12 de dezembro, com um passeio no Macuco Safari e um passeio de helicóptero sobre as Cataratas do Iguaçu. A escola vencedora também receberá um prêmio para a efetivação de um projeto de necessidade local.

Na ocasião, entre 10h e 13h, a PRF também realizará uma exposição no primeiro piso (L1) do Shopping Catuaí Palladium, com viaturas novas e históricas, policiais de grupos de operações especiais da PRF e cães policiais do DEPPEN-PR, aberta a todo o público.

As atividades contaram com o apoio de diversas instituições apoiadoras: Frimesa, Instituto Carga Segura, TK Segurança, Sindicato da Polícia Rodoviária Federal no Paraná, Shopping Catuaí Palladium, Cinemark, Urbia+ Cataratas, Macuco Safari e Helisul.

Deixe um comentário