Sicredi Progresso PR/SP: 40 anos de presença na comunidade

5

O mês de agosto traz com ele um marco na história da Sicredi Progresso PR/SP. A Cooperativa completa 40 anos de fundação e relembra uma história que se mede com números, mas que só explica com sentimentos. São quatro décadas presentes na vida de seus associados, transformando pessoas, negócios e comunidades.

Mas, nessa história de tantos pertencimentos, falar dessa instituição financeira cooperativa requer voltar no tempo, na lembrança da sua fundação em 30 de agosto de 1981. Lá estavam 23 agricultores. Unidos e com muita perseverança eles queriam um futuro melhor.

O negócio ganhou força com a chegada de mais pessoas. Com sua essência pautada no homem do campo, a cooperativa de crédito cresceu e tem um importante marco em 2006, quando o Banco Central autorizou a ‘livre admissão’. Isso a permitiu estar aberta para receber novos perfis de associados, podendo admitir tanto pessoas físicas quanto jurídicas, independente de ligação com o setor agrícola. Assim novos perfis se tornaram associados, todos unidos a um único propósito: o cooperativismo.

ASSOCIADOS – Hoje, a Sicredi Progresso PR/SP conta com 50 mil associados que encontram nesse sistema cooperativo soluções financeiras inteligentes, adequadas e justas. Atualmente, o Sicredi oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros e busca aprimorar diariamente a aproximação e valorização das pessoas. Seus associados são os verdadeiros donos do negócio.

O presidente da instituição Cirio Kunzler diz que a proximidade com o associado e a comunidade são fatores intrínsecos na trajetória dos 40 anos. “Temos uma história de muitos desafios, mas, sobretudo, digo que fomos persistentes. Ver onde chegamos nos prova que o cooperativismo e a solidariedade têm sido nossos diferenciais. Que possamos seguir nosso legado junto a Sicredi Progresso sempre com humildade e atendendo a todos da melhor forma: com justiça e igualdade. Estou orgulhoso de chegarmos a essa data tão especial, com a Cooperativa cada vez mais forte e atuante e firmes no nosso propósito”, enaltece.

Os valores da cooperação estão respaldados em programas e projetos de responsabilidade social que a Sicredi Progresso desenvolve junto aos associados e comunidades. Além disso, a valorização seu capital humano, através dos mais de 300 colaboradores, é um forte compromisso da Cooperativa, pois acredita que são as pessoas que fazem a diferença no atendimento e nas relações no dia a dia.

NOVOS CAPÍTULOS – Os passos para o futuro reservam a Sicredi Progresso ainda mais crescimento, ampliação na área de atuação e novas agências, tudo aliado a um planejamento estratégico bem definido e a um propósito de levar soluções através de produtos e serviços financeiros adequados aos associados, de um jeito simples e próximo.

O diretor Executivo Inacio Cattani reforça projetos que devem acontecer ainda em 2021. “Vamos inaugurar mais três agências esse ano: uma em Biritiba-Mirim – SP e duas em Toledo-PR, sendo uma no Jardim Panorama e outra no Jardim Porto Alegre. Digo que esses 40 anos são só o começo da nossa jornada. Nosso desejo é continuar crescendo porque o nosso progresso transforma vidas e comunidades”.

COMEMORAÇÃO – Para celebrar a passagem dos 40 anos, uma campanha institucional está sendo veiculada desde março desse ano com o tema ‘Nosso movimento transforma’. Por meio dela, tem-se evidenciado diversas informações sobre como a Sicredi Progresso impacta positivamente a vida das pessoas na sua área de ação. Além da campanha, no dia 30 de agosto, acontece uma comemoração junto aos colaboradores, associados, parceiros e a comunidade, nas agências. Todas as atividades seguem as regras de prevenção à Covid-19.

RELEMBRANDO O PASSADO – O início de tudo foi através de 23 agricultores que procuravam desenvolver suas pequenas propriedades e resolver seus problemas financeiros. Unidos para compartilhar seus problemas comuns, criaram a Credipagro, nas dependências da extinta Coopagro, em 30 de agosto de 1981. A Sicredi Progresso PR/SP foi a primeira filiada do Sistema Sicredi a entrar em atuação no Paraná e teve como sócios fundadores: Alfredo Lang; Arnaldo Escher; Atílio Maróstica; Belmiro Alfredo Marx; Cláudio Silvestre Strieder; Frederico Lorenzoni; Inelmo João Kolling; João Luiz Schutz; José Elias Conti; Lodovino Roque Grespan; Lotário Richter; Luiz Retore; Nelson Copetti; Ney Nicolau Zillmer; Olívio Alfredo Wilhelms; Olívio Michelon; Osmar Cerutti; Renato Ernesto Reimann; Rudi Henrique Wendpap; Sérgio Canan; Thadeu Ciupak; Valter Feil; Werner Zielasko.

TOLEDO