Smed dá início às atividades da 1ª Semana da Tecnologia Educacional

6

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) de Toledo deu início, nesta segunda-feira (4), à 1ª Semana da Tecnologia Educacional. As atividades tiveram início ainda no turno da manhã, com a oficina de Robótica Educacional ministrada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental no laboratório de Núcleo de Inovação e Tecnologia Educacionais (Nite), ministrada pelos servidores Alexssandro Morgenroth e Julio Cesar Braun (coordenador do órgão).

Contudo a abertura oficial ocorreu no período da tarde, com a palestra “A LGPD aplicada ao cenário da escola: introdução e fundamentos”, realizada no Auditório Acary de Oliveira. O assunto, ministrado pelos advogados Bruno Schmidt Silva e Luiz Felipe Campos Hidalgo de Almeida, especialistas em Direito Digital e, respectivamente, presidente e secretário da comissão de mesmo nome da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “A Lei Geral de Proteção de Dados impacta a sociedade como um todo, inclusive os estabelecimentos escolares. Dessa forma, este encontro propicia que saiamos um pouco do nosso círculo e apresentemos este tema tão importante com linguagem clara, sem o famoso ‘juridiquês’, ampliando o debate em torno da questão”, destaca Bruno.

Na plateia, a fala dos advogados foi acompanhada por diretores de escolas, os quais, antes da palestra, receberam, de forma simbólica, equipamentos de tecnologia, como tablets, TV UHD 60 polegadas e notebooks. “Olhando para trás, é impressionante perceber o quanto a tecnologia avançou e hoje ela faz parte da rotina de todos nós, inclusive das crianças. Temos que saber usar estas ferramentas, que se mostraram ainda mais importantes durante a pandemia”, observa a secretária da Educação, Elisângela Batista. 

Atento a esta situação, o governo municipal está realizando melhorias na infraestrutura digital das escolas. “Queremos internet com a qualidade que promove excelência e isso está representando tanto na execução destas adequações quanto na aquisição de um notebook por professor, um tablet por aluno e uma TV de 60 polegadas para cada sala de aula, itens que já foram licitados e cujo repasse será realizada gradativamente, conforme os fornecedores forem nos entregando. É um investimento histórico, que passa de R$ 17 milhões”, destaca Elisângela.

Representando o prefeito Beto Lunitti, que se encontra em compromissos fora de Toledo, o vice Ademar Dorfschmidt destacou esta realização em sua fala. “Em quase 70 anos de história, nunca se viu uma quantia tão grande ser destinada para esta finalidade. Sabemos que professores e alunos sofreram muito com a defasagem de equipamentos para as aulas remotas durante a pandemia e, a partir de agora, poderemos dar a eles uma condição de aprender e ensinar que pouquíssimos municípios do nosso país oferece. Estamos investindo o dinheiro do contribuinte com seriedade, pequenos passos que estamos dando que não podem ser subestimados, pois nos levarão além. Esta tecnologia jamais substituirá o professor, mas o auxiliará a realizar um trabalho com ainda mais qualidade”,  salienta. “Temos 1.200 servidores na Educação, 1.200 formadores de opinião e todos eles, independentemente de sua convicção ideológica, precisam trabalhar unido em torno do objetivo de executar políticas públicas não para o prefeito ou o vice, mas para a população em geral. Da minha parte e da do Beto, estejam certos que faremos tudo que está ao nosso alcance para que as crianças de Toledo tenham a melhor educação possível”, pontua.

Programação

Alusiva ao Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, a 1ª Semana da Tecnologia Educacional prosseguirá até sexta-feira (8) com oficinas, workshops e palestras com esta abordagem. Confira abaixo a programação:

5/10 – Terça-feira

8h30 – Oficina Lego Education – 25 vagas

Público-alvo: Professores de Robótica Educacional (Formação 2021)

Local: Laboratório de Robótica Educacional (Nite)

Responsáveis: Daniella Ventura Nogueira, Sarah Bubna e Cléber Gotz Lara – Colégio Adventista – Toledo/PR

8h30 – Oficina M-Learning: Aprendendo com o uso de dispositivos móveis – 30 vagas 

Público-alvo: Coordenadores pedagógicos do período matutino

Local: Laboratório de Robótica Educacional (Nite)

Responsável: Jefer Benedett Dörr – Licenciatura em Computação – UFPR/Palotina

14h – Oficina Lego Education – 25 vagas

Público-alvo: Professores de Robótica Educacional (Formação 2021)

Local: Laboratório de Robótica Educacional (Nite)

Responsáveis: Daniella Ventura Nogueira, Sarah Bubna e Cléber Gotz Lara – Colégio Adventista – Toledo/PR

14h – Oficina M-Learning: Aprendendo com o uso de dispositivos móveis – 30 vagas 

Público-alvo: Coordenadores pedagógicos do período vespertino

Local: Laboratório de Robótica Educacional (Nite)

Responsável: Jefer Benedett Dörr – Licenciatura em Computação – UFPR/Palotina

6/10 – Quarta-feira

8h30 e 14h – Workshop Lix Letramento (25 vagas cada)

Público-alvo: Professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Local: Laboratório de Robótica Educacional (Nite)

Responsável: Dayvid Aciprest – Consultor TIX Letramento

7/10 – Quinta-feira

8h30 – Noções Básicas de Eletrônica para o Ensino de Robótica Educacional – 25 vagas

Público-alvo: Professores de Robótica Educacional (Formação 2021)

Local: FAG/Câmpus Cascavel*

Responsável: Fernando Giordani – Coordenador do curso de Sistema de Informação – FAG/Câmpus Toledo

8/10 – Sexta-feira

8h30 – Pensamento Computacional na Educação Básica: possibilidades e construções – 20 vagas

Público-alvo: Professores de Informática Educacional do período matutino

Local: Laboratório de Robótica Educacional (Nite)

Responsável: Márcia Regina Kaminski – Professora da Rede Municipal de Ensino de Cascavel/PR e doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Unioeste

* Smed organizará transporte (ida e volta) com saída da sede da secretaria às 7h30 e chegada às 17h30; almoço em restaurantes e lanchonetes no câmpus da FAG.

Da Prefeitura de Toledo-PR