Telefonia móvel: alteração do Plano sem pedido do cliente é a principal queixa

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No primeiro semestre deste ano, o relatório do Procon de Toledo aponta que a principal reclamação envolvendo a telefonia móvel é a alteração do Plano e sem a solicitação do consumidor.

A coordenadora do órgão Janice Finkler de Lima comenta que muitos consumidores argumentam que os seus créditos ‘somem’ após um período. Ela explica que “o cliente sempre esteve habituado em colocar o crédito, o qual durava por um determinado período. Atualmente, existem planos com validade por um mês ou até uma semana. Geralmente, essa situação do crédito que ‘some’ é um Plano não solicitado pelo consumidor”.

Com relação ao sinal de cada operadora da telefonia móvel, Janice pondera que embora seja de conhecimento sobre esse problema na cidade, as pessoas não possuem o hábito de registrar essa reclamação. “Já efetuamos trabalhos com as operadoras. Solicitamos um sinal com qualidade melhor para a operadora ou instalação de nova antena, enfim”.

As reclamações nos primeiros seis meses de 2021 não foram somente para a telefonia móvel. Neste período, a telefonia fixa também foi objeto no atendimento no Procon. “A reclamação principal é sobre o aumento no valor do Plano e sem alteração no número de minutos. É de conhecimento que existe um aumento considerado razoável anualmente, no entanto, esse valor duplicar é questionável”, destaca Janice. Nos casos de aumentos – considerados elevados -, o Procon realiza a abertura de processo administrativo.

ATENDIMENTOS – O Procon de Toledo também auxiliou o consumidor quando o produto apresentou algum tipo de problema. Na sequência, os móveis planejados também foram alvos das reclamações registradas no órgão. Entre os motivos, a qualidade do produto, a demora para instalar o móvel, vício na instalação, entrega parcial ou até mesmo a qualidade do material.

Na sequência, o Procon prestou atendimento sobre veículos, seguros e pacotes de viagens. Esse grupo representou em média 2% do atendimento da equipe. Janice destaca que as reclamações relacionadas aos Plano de Saúde ou Odontológicos não chegaram a 1% no ano passado e neste ano.

Para a equipe do Procon melhor atender o consumidor, a coordenadora do órgão recomenda que o cidadão registre a sua insatisfação no site da empresa que ele fez aquisição do produto ou serviço. Na sequência deve salvar e imprimir o relatório. Semelhante atitude deve acontecer em conversa pelo chat. “Essa tentativa de diálogo é um comprovante do consumidor. Também é importante anotar o número do protocolo”, conclui.

Atendimento

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o atendimento do Procon de Toledo acontece somente sob agendamento. Dois números telefônicos estão à disposição dos consumidores do município: (45) 3277-7555 e 99973-6854 (WhatsApp). O consumidor pode manter contato das 8 horas às 12 horas e das 13h30 às 17h30 para realizar o agendamento. O órgão está localizado na Rua General Estilac Leal, 1529.

Da Redação

TOLEDO