16ª Semana da Educação Infantil acontece de forma online

1

A escola foi uma das instituições que teve que buscar no mundo virtual novas formas de educar os seus alunos com a chegada da pandemia. Mas as medidas restritivas também influenciaram na forma de capacitar os profissionais da educação. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educação de Toledo (SMED) está promovendo a 16ª Semana da Educação Infantil com a temática Acolher, Brincar e Conhecer. 

A abertura do evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (16) pelo Youtube e contou com a participação do prefeito Beto Lunitti, do vice Ademar Dorfschmidt e da secretária de Educação, Elisângela Batista. Durante a programação de abertura houve a transmissão de apresentações culturais gravadas do Maestro Nelson Engelmann e Maricilda Engelmann, e da professora Maria Daiane Ponciano de Paula. 

A proposta da Semana da Educação Infantil é instigar os profissionais da educação a construção de conceitos, elevando a qualidade da prática pedagógica. Sendo um momento de estudos, diálogos e construção de conhecimentos, o formato apresentado conta com palestras, mesa redonda, troca de experiências e salas de estudo. A programação segue até a próxima sexta-feira (18). A relação das apresentações e o link direto de acesso para cada atividade pode ser acessado neste hotsite

O prefeito Beto Lunitti está em viagem à Brasília/DF, mas gravou a manifestação e o desejo de muita luz, muita energia e trocas de experiências que possam melhorar o ponto de vista do conhecimento entre professor e aluno. “Desejo muito sucesso, felicitá-los nesse momento tão importante que dedicam para nossas crianças. Tudo aquilo que vocês virem e melhorarem sob o ponto de vista do conhecimento, que nossas crianças possam absorver isso com muita energia. É a partir de nossas crianças que construímos uma sociedade fortalecida, justa, fraterna, que pensa exatamente no fortalecimento da economia conectado com aquilo que é essencial para ela estar à serviço da vida. E tudo começa no ensino e aprendizagem infantil. Com tecnologias pretendemos melhorar muito mais”, salientou. 

O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt complementou as palavras do prefeito e falou sobre os quatro pilares que serão concretizados para uma educação de qualidade “a cada filho que se dirige às escolas ou cmeis”: Aluno Conectado, Teia do Saber, Professor Pesquisador e a Escola Ativa. “Parabéns pelo tema, acolher é uma palavra muito forte e os nossos educadores têm feito isso. Brincar e aprender, como é belo. O município de Toledo se sente orgulhoso pelo trabalho que vocês vem fazendo para a sociedade e para nossos filhos”, parabenizou Ademar. 

A secretária de Educação, Elisângela Batista, disse que o homem não nasce pronto e acabado, ele precisa de uma transformação social e precisa do ensino para compor nesse processo.”Nós sabemos que o acolhimento, conhecimento, o cuidado, o brincar não se separa, e isso faz com que cada ser humano que por ali passa gere um homem íntegro, humano e emancipado. É isso que desejamos para a educação no município de Toledo. Uma educação de emancipação, que seja transformadora”, frisou. 

Palestras

O primeiro dia de palestras contou com duas falas enriquecedoras para os participantes do evento. No período da manhã, foi possível acompanhar a professora Drª Cassiana Magalhães, que discorreu o tema “Acolher, Explorar, Brincar e Conhecer – a organização do espaço e as aprendizagens das crianças”.

Já no período da tarde, quem deu sequência ao evento foi o psicólogo e escritor, Mestre em Educação, colunista do programa Bom Dia Paraná, Marcos Meier, com um tema chamativo e provocativo “Trago a pessoa amada em uma aula: as promessas da tecnologia e a realidade de sala de aula”. 

Com maestria as temáticas foram abordadas de forma simples e profunda, oportunizando aos educadores que acompanhavam as apresentações uma visão mais abrangente da relação ensino x aprendizagem. A contribuição de ambos demonstrou desde como usar os elementos disponíveis para despertar nos estudantes a curiosidade e o desenvolvimento do conhecimento, até formas de compartilhar e ampliar a abrangência de cada experiência vivenciada. 

A presidente do Conselho de Administração do Sicoob Meridional, Solange Martins, também realizou uma breve participação para falar sobre o cooperativismo aplicado em escolas por meio do Movimento CooperJovem.

Além da grande participação dos educadores de Toledo, o evento quebrou fronteiras e contou com a participantes de Palotina, Terra Roxa, Peabiru, Cafelândia, Campo Mourão, Vera Cruz do Oeste, Campina da Lagoa, Santa Helena, Guaíra, São Pedro do Iguaçu e Ouro Verde do Oeste no Paraná; Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Estrela e Lajeado, no Rio Grande do Sul; e de Barueri e Osasco, no estado de São Paulo.

Da Prefeitura de Toledo