1º Am&Tech ratifica posição de Toledo como pólo científico-tecnológico

6

A posição de Toledo como polo científico-tecnológico em nível estadual, nacional e até internacional foi ratificada durante esta semana com a realização da primeira edição do Am&Tech – Arranjo Municipal de Tecnologia, Ciência, Inovação e Empreendedorismo.  Concebido com o objetivo de  reunir em um só lugar todas as iniciativas desenvolvidas por empresas, entidades, órgãos públicos e instituições de ensino superior que atuam nestas áreas de forma a fomentar o debate e o intercâmbio de informações entre eles, o evento foi concluído na tarde desta quinta-feira (21).

Promovido e incentivado pela Fundação para o Desenvolvimento da Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Toledo (Funtec), o 1º Am&Tech foi realizado em dois espaços: no Teatro Municipal, que recebeu a solenidade de abertura na segunda-feira (18), que contou com a presença de várias lideranças políticas, educacionais e empresariais de Toledo e do Paraná; e, nos três dias seguintes, a unidade local do Serviço Social da Indústria (Sesi/PR) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/PR), recebeu aproximadamente 600 pessoas entre empreendedores, especialistas e estudantes das redes estadual e municipal de ensino oriundos de Toledo, Maripá, Ouro Verde do Oeste e Quatro Pontes – este público representou mais da metade dos espectadores.

Exposição de estandes, cursos, palestras, oficinas, workshops e apresentações estavam entre as atrações do evento. O destaque ficou por conta da batalha de robôs que colocou à prova, em competição disputada em quatro categorias segundo o peso dos equipamentos, todo o conhecimento adquirido por estudantes do câmpus Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Biopark na área de robótica. 

Com nome inspirado na expressão da língua inglesa “I am tech” (“Eu sou tech” em português), o evento contou com 15 parceiros. São eles: câmpus de Toledo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Centro Universitário FAG, câmpus Assis Chateaubriand do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Núcleo Regional de Educação (NRE/Toledo), o Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal da Educação (Nite/Smed), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/PR), Biopark, Sicredi Progresso, Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Agência do Trabalhador, Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Toledo (Comdet), Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar), o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e Sistema Fiep [Federação das Indústrias do Estado do Paraná] – mantenedor do Sesi/Senai.

O diretor-executivo da Funtec, Carlos Alberto Nascimento, faz um balanço positivo e projeta o futuro do Am&Tech. “Tivemos um resultado bacana, interessante. Todas as atrações previstas no cronograma foram cumpridas, os parceiros participaram com afinco. Para os próximas edições queremos oferecer uma programação diferenciada, mais encorpada, de forma que tome proporções ainda maiores a cada ano em termos de difusão do conhecimento, o que certamente colocará Toledo no roteiro dos grandes eventos de ciência e tecnologia, bem como fará a diferença não só das nossas empresas e instituições que atuam neste setor, mas na rotina de todos os munícipes”, pontua.

Da Prefeitura de Toledo-PR