1º Am&Tech reúne iniciativas que fomentam o setor

6

Reunir as iniciativas que fomentam o setor tecnológico marca o 1º Am&Tech – Arranjo Municipal de Tecnologia, Ciência, Inovação e Empreendedorismo. A abertura das atividades ocorreu na manhã de segunda-feira (18) no Teatro Municipal.  O evento segue até a próxima quinta-feira (21).

Diversas autoridades municipais, regionais e estaduais estiverem presentes na abertura do evento, como o superintendente-geral de Inovação (SGI), órgão ligado à Casa Civil do Governo do Estado do Paraná, Marcelo Rangel, o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Jorge Callado. O presidente e idealizador do Biopark, Luiz Donaduzzi, ministrou uma palestra sobre inovação e empreendedorismo

Participam do evento entidades, empresas, poder público e instituições de ensino superior que atuam nessas áreas. O Am&Tech visa levar informação aos públicos específicos e geral das novidades do setor com os estandes, as oficinas, os workshops e os cursos. A maioria das atividades acontece na unidade local do Serviço Social da Indústria (Sesi/PR) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/PR) – localizada na Rua Júlio de Castilhos, 3465 (acesso pela Avenida Parigot de Souza).

“É um momento histórico e estabelecer esse evento”, destacou o prefeito de Toledo, Beto Lunitti ao agradecer a presença de autoridades que representavam o Estado ao salientar a importância em avançar no processo de formação daqueles que estão andando nesse terreno. “Precisamos avançar. Temos que correr e correr bastante e isso é fundamental”.

O prefeito salientou que o município deseja que nesse processos de formação do Biopark, os cientistas que trabalhem naquele espaço sejam nascidos e oriundos de Toledo. “Com o 1º Am&Tech mostramos a cara que o Governo Municipal está dando estabelecendo novo rumo para a Fundação para o Desenvolvimento da Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Toledo (Funtec)”.

DESENVOLVIMENTO – O diretor-executivo da Funtec, Carlos Nascimento, pontuou o objetivo do evento é aquele que atuam na área e que tenham um espaço para expor as iniciativas. “A ideia é unir todos os ativos de ciência, tecnologia e pesquisa dos parceiros que estão na organização, pois é importante unir esforços para aprimorar a performance em ciência e tecnologia com trabalho em conjunto do poder público e setor privado”.

PARCEIROS DA TECNOLOGIA – Os campus locais do Instituto Federal do Paraná (IFPR), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Centro Universitário FAG, além do Núcleo Regional de Educação (NRE/Toledo), o Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal da Educação (Nite/Smed), o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/PR), o Biopark, o Sicredi Progresso, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), a Agência do Trabalhador, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Toledo (Comdet), o  Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) estarão em evidência no 1º Am&Tech – Arranjo Municipal de Tecnologia, Ciência, Inovação e Empreendedorismo.

Da Redação

TOLEDO