20ª Regional de Saúde atinge 100% de ocupação para leitos UTI Covid

20

No início do mês a Secretaria de Estado da Saúde desativou as oito últimas unidades de UTI Covid Adulto no Hospital Bom Jesus, em Toledo, assim como no Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, em Palotina, onde havia cinco unidades, mantendo apenas 10 leitos no Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand para atender toda área da 20ª Regional de Saúde. Nesta sexta-feira (14) a capacidade de atendimento atingiu 100%, não havendo mais leitos disponíveis. Na Macrorregional Oeste, que abrange as cidades de Cascavel, Chopinzinho, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu, o índice pela manhã era de 62,2%, com Foz também atingindo 100% de ocupação.

Diante do aumento de casos – em Toledo eram quase mil casos na quinta-feira – existe forte preocupação sobre o que fazer se o índice de contaminação da doença seguir neste ritmo.

O secretário de Estado da Saúde Beto Preto ressaltou, no fim do ano passado, que não seria possível a manutenção de todos os leitos diante do fim da regulação através do Ministério da Saúde, porém, disse que caso fosse necessário, estes leitos seriam reativados o quanto antes, permanecendo na retaguarda.