20ª RS: Fila de espera por leito de UTI zera na segunda-feira

11

Após mais de 30 dias com a fila de espera por leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a 20ª Regional de Saúde de Toledo estava com essa fila zerada na segunda-feira (12), de acordo com os dados do Mapa de Ocupação dos Leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos ao enfrentamento da Covid-19 divulgados às 9 horas.

Das 316 vagas de leitos de UTI disponíveis na Macrorregião Oeste na segunda-feira, 293 leitos estavam com pacientes. Desta maneira, 23 vagas estavam livres até às 9 horas de ontem. No entanto, os dados ainda mostravam que a Macro possuía uma demanda de 22 pessoas aguardando por uma transferência para leito de UTI, sendo seis na 7ª Regional de Pato Branco; 11 na 8ª Regional de Francisco Beltrão; três na 9ª Regional de Foz do Iguaçu e duas na 10ª Regional de Cascavel.

REGIONAL – Em Toledo, na Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp), mantenedora Hospital Bom Jesus, dos 24 leitos de UTI disponíveis, 22 estavam ocupados, totalizando a taxa média de ocupação em 92%.

Na Associação Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, a média da taxa de ocupação estava em 96%, ou seja, dos 28 leitos de UTI disponíveis, 27 estavam com pacientes. Já no Hospital Quinto Abraão, em Palotina, oito pessoas estavam internadas nos leitos de UTI, sendo que a Unidade Hospitalar possui a disponibilidade de atendimento de dez pacientes. A média da taxa de ocupação chegou a 80%.

Segundo o diretor da 20ª Regional de Saúde de Toledo Alberi Locatelli, a fila de espera por um leito de UTI existia desde antes de março e ela zerou pela primeira vez no dia 12 de abril deste ano. “Desde semana passada, a fila de espera estava apresentando queda. Nós chegamos a ter 30 pacientes aguardando por um leito de UTI”, afirma o diretor.

Locatelli destaca fatores que colaboram para essa diminuição. Conforme o diretor, os decretos do Governo do Estado do Paraná como do Município que estabeleceram novas medidas para evitar a proliferação e o contágio do novo coronavírus foram importantes. Medidas restritivas em diversos setores foram estabelecidas nos decretos, principalmente, as relacionadas para evitar o distanciamento social ou a aglomeração de pessoas.

Outro fator pontuado por Locatelli é a imunização da sociedade. “A população está tomando a vacina e seguindo as orientações das autoridades. Assim, temos uma sociedade protegida”, afirma o diretor ao citar a abertura de 1.447 novos leitos para atendimento exclusivo de casos da Covid-19 pelo Governo do Estado em março deste ano. Deste total, 493 foram leitos de UTI, sendo que dez foram destinados para 20ª Regional de Saúde de Toledo e sendo instalados no município de Palotina. “Durante todo este último período, o vírus esteve mais agressivo e atendimento para cada paciente também foi primordial”.

FUTURO – A fila de espera por um leito de UTI estava zerada ontem, entretanto, os reflexos da Sexta Feira Santa e do Domingo de Páscoa ainda devem ser observados nos próximos dias. O diretor da Regional de Saúde de Toledo revela que ainda é cedo para avaliar o comportamento da população considerando 2, 3 e 4 de abril – dias referentes ao feriado. “De maneira geral, observou-se que a população se cuidou em relação a outras festividades”.

Locatelli enfatiza que as medidas preventivas devem ser seguidas pela população em todos os momentos. “Mesmo quem está imunizado tem que seguir as determinações das autoridades, como o uso da máscara, manter o distanciamento social, evitar aglomeração, utilizar do álcool em gel ou lavar as mãos com água e sabão sempre que possível, entre outras”.

Ele salienta que o momento é de otimismo e também cuidado. “Precisamos analisar qual será o reflexo da Semana Santa e essa resposta teremos a partir do comportamento da população. A diminuição dos casos ou pela espera por um leito de UTI é positiva, porém nós ainda temos pacientes internados e, por isso, muitos correm risco de vida. É um alívio, mas devemos permanecer em alerta, pois no próximo mês temos uma data também aguardada por muitas pessoas que é o Dia das Mães”.

Da Redação

TOLEDO