24 Horas Dr. Torao Takada e prova Kids reuniram mais de 1,6 mil corredores

Parte do público infantil que participou da Corrida – Foto: Graciela Souza

A corrida é uma atividade física desafiadora, exige disciplina e mexe com a emoção. O esporte é capaz de mudar, totalmente, a vida de uma pessoa. Ela fica mais feliz, disposta e com condicionamento físico melhor. A Corrida de Rua 24 Horas Dr. Torao Takada e a prova Kids reuniram mais de 1,6 mil corredores, entre crianças, amadores do esporte e ultramaratonistas.

Juntos eles enfrentaram com leveza as adversidades climáticas de sábado (23) e domingo (24). Uma prova para ser lembrada por quem correu, organizou e apreciou. Sorrisos, segurança, parceria, palavras de apoio e uma verdadeira festa tomou conta do Horto Florestal, no Parque Diva Paim Barth durante 24 horas.

O integrante da Associação Correr Toledo – entidade responsável pela organização do evento com o apoio da Itaipu Binacional e patrocinadores – o médico Dr. Torao Takada, afirma que a prova é resumida em única palavra: emoção. “Após vários meses sem a realização de uma corrida presencial, nós conseguimos promover essa atividade”.

A Corrida de Rua 24 Horas é uma prova idealizada com carinho e por pessoas que ‘vestem de corpo e de alma’ a corrida. Em sua 8ª edição, o médico destaca que a prova é sucesso. “Reunimos corredores de Toledo, da região e os melhores ultramaratonistas do Brasil”.

O médico e corredor menciona, com sorriso nos lábios, que a prova é uma homenagem ao seu aniversário e jamais imaginou que ela ganharia essa amplitude. “Estou emocionado! Parabéns à Associação Correr Toledo e aos patrocinadores, porque sem o apoio da Itaipu, de algumas empresas da região e do Poder Público teríamos dificuldades para formatar a prova com este nível”.

PERSISTÊNCIA – Para alcançar um bom resultado, Dr. Torao Takada enfatiza que o ser humano precisa ser persistente e manter o equilíbrio nos três principais itens de saúde: mental, física e financeira. A corrida colabora para mudança de comportamento e multiplica o hormônio da felicidade. “Quem corre é mais alegre, é mais feliz”.

E, uma galerinha que deu um show da felicidade foi a criançada; 400 atletas mirins participaram da Corrida Kids. Mesmo com chuva ou vento, as crianças estavam dispostas a cumprirem o trajeto. A estudante, Yasmin Souza Avila, de 6 anos, participou de sua segunda experiência na corrida. Ela correu com sol e com chuvisco. “Eu gostei das 24 Horas. Queria ter dado mais voltas quando a chuva estava mais forte. Correr é algo muito legal. Eu me senti ‘elétrica’; a medalha é muito bonita (ela é grande) e o lanche delicioso”.

Esse fascínio descrito por Yasmin é comentado pelo médico. Dr. Torao menciona o quanto é importante incentivar a criança ao exercício físico. “Infelizmente, os pequenos ficaram mais fragilizados com a pandemia. Muitos jogavam bola ou bets, corriam na rua e, atualmente, ficam no computador ou em celular. Isso fragiliza o organismo e precisamos mudar esse cenário. Com o apoio dos patrocinadores, do Poder Público e da Itaipu conseguimos estimular a prática da corrida e da mudança de hábito desde a menor idade. Mas, também precisamos que os pais tragam os seus filhos e estimulem o gosto pela corrida. Assim, teremos adultos mais sadios e preparados para enfrentar a vida”.

Kauã Eduardo da Silva tem 16 anos e corre desde os dez anos. Em sua segunda participação na Corrida de Rua 24 Horas, ele gostou dessa edição. “Cheguei a correr na chuva. O primeiro chuvão registrado no sábado estava correndo e foi complicado. Eu tinha treinado na chuva, mas não imaginei que poderia ser difícil, devido também ao vento”.

Mesmo diante da condição climática, o jovem conta que está feliz em participar da prova e em correr. “Essa atividade me trouxe disciplina. Antes tinha dificuldade em seguir horários; hoje, compreendo a importância da pontualidade e da responsabilidade que tenho comigo e com o outro. No futuro, quero praticar esporte e manter a boa saúde”.

A presidente da Associação Correr Toledo, Rejane Michels, destaca que esse sentimento de responsabilidade despertado no Kauã e em tantas crianças é o objetivo da entidade. “O grupo se dedica as crianças com carinho, porque elas são o futuro. São elas que podem dar continuidade a esse projeto de saúde e de lazer, com o diferencial em não ter custo. O Kauã colaborou conosco e ele ‘olhou’ com carinho para a Corrida Kids”.

A estrutura da Corrida Kids recebeu o patrocínio da Itaipu Binacional. “As crianças não tiverem custo na inscrição, receberam camisetas, medalhas e lanches. Essa parceria é fundamental para a nossa ideia. Era algo que precisávamos para enaltecer e ampliar o nosso projeto”, relata Rejane ao agradecer a colaboração de pessoas voluntárias e de familiares. “Para organizar as provas, o trabalho é árduo, porém nós temos ‘anjos’ em nossas vidas e as 24 horas foram maravilhosas”.

MOTIVAÇÃO – Quem se encantou com Toledo e com a organização da prova é o consultor de Ultramaratona da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) e delegado técnico da Associação Internacional de Ultramaratona Oscar Francisco Prisco Silva (Susso). De acordo com Silva, os corredores desde os adultos até as crianças estavam motivados. “Eles necessitavam extravasar essa alegria e a Corrida 24 Horas proporcionou essa felicidade. As corridas de ruas estão em constante crescimento e as ultramaratonas mais que duplicaram nos últimos tempos”.

Ele explica que o ser humano tem a necessidade em quebrar paradigmas e correr 24 horas se torna o limite final. “É uma satisfação presenciar que um município do Paraná possui essa estrutura e esse carinho com a corrida. A prova 24 Horas Dr. Torao Takada torna-se uma das grandes provas (neste modelo) no Brasil. Toledo está de parabéns pela receptividade e pela estrutura do evento”.

O consultor da CBAT acompanhou a prova, pois a Confederação é um órgão normativo e fiscaliza a qualidade da prova conforme normativas para garantir à prova o ‘selo de qualidade’. Com isso, os resultados são homologados a níveis regional, nacional e internacional.

Nesta edição, três ultramaratonistas conquistaram o índice necessário para se candidatar a inclusão na seleção Brasileira, são eles: Flávio Fernandes Vieira, com 230,09 km percorridos; Tiarles dos Santos – 219,45 km e Itacir Mochnacz – 215,46 km. E adivinha? A Associação Correr Toledo já começou a idealizar a próxima edição da Corrida 24 Horas Dr. Torao Takada. Aguardem por novidades em 2022.

Da Redação

TOLEDO