40 agentes da Guarda Municipal de Toledo concluem formação profissional

5

Em ato realizado na tarde desta terça-feira (13) no Centro de Eventos Ismael Sperafico, a Guarda Municipal de Toledo encerrou as atividades da segunda turma de formação profissional, composta por 40 agentes da corporação. Desde agosto eles participaram de capacitação com carga horária total de 500 horas/aula divididas em sete módulos: Conhecimentos Jurídicos (86 horas/aula), Legislação Especial (80), Conjunto para a Prática da Cidadania (28), Guarda Municipal e a Gestão Integrada de Segurança Pública (72), Comunicação e Gerenciamento da Informação (30), e Técnicas e Procedimentos Operacionais (204) – as aulas teóricas ocorreram no próprio centro de eventos e as práticas foram no Parque Frei Alceu e no Centro de Artes Marciais. 

O conteúdo da capacitação é baseado em projeto pedagógico elaborado em conjunto com o Núcleo de Ensino do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e baseado na Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Entre os objetivos do curso estão a formação profissional/funcional e a capacitação técnica dos agentes para o pronto atendimento da população em situações, por exemplo, de perturbação do sossego, agressão a vulneráveis (mulher, idoso, pessoas com deficiência etc), ocorrências de trânsito, intervenções em espaços públicos e privados, e promoção de segurança aos munícipes em geral. 

O evento de conclusão da segunda turma da formação profissional da Guarda Municipal contou com a presença do prefeito Beto Lunitti, do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt e do secretário de Segurança e Trânsito e comandante da Guarda Municipal, Arthur de Rodrigues Almeida. Somando os 42 alunos que fizeram parte do primeiro grupo da capacitação, graduado desde o fim de julho, a população de Toledo tem agora 82 agentes amplamente qualificados à disposição – o certificado do curso do qual participaram será emitido pela Polícia Militar do Paraná.

Da Prefeitura de Toledo-PR