95 anos ou mais: idosos são vacinados em Toledo

Iniciaram, ontem (10), os trabalhos de vacinação conta a Covid-19 no grupo da ‘Fase 2’ – população com 95 anos ou mais – em Toledo. Para evitar aglomerações e permitir que os idosos tivessem mais conforto foi adotado o sistema drive thru (sem que eles precisassem desembarcar dos veículos).

A estrutura para o trabalho foi montada na região do Parque Ecológico Diva Paim Barth, em frente à sede da Secretaria do Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SMDAS), a Casa do Tarzan. “Este ano está sendo atípico”, explica a responsável pela organização das campanhas de vacinação em Toledo, Sonia Pessi. “Neste momento montamos estratégias para evitar aglomerações, pensamos nos idosos e optamos por um espaço aberto e de fácil acesso, de modo que eles possam ficar dentro do carro, no conforto, na presença de um familiar e que o atendimento não demore”, pontua.

Sonia comenta que até esta sexta-feira (12) passam a ser vacinados os idosos acima de 92 anos. Ela relata que devido ao feriado e recesso de carnaval (dias 15 e 16) a vacinação – na próxima semana – será retomada na quarta-feira (17) e nos dias 18 e 19 terá como público alvo idosos acima de 90 anos.

Edite Peters, de 95 anos, recebeu a vacina logo no início da manhã de quarta-feira (10). Ela tem 14 filhos que aguardavam ansiosos por este dia. “Minha mãe reside com mais quatro gerações dentro de casa. Todos estão contentes por ela estar vacinada”, relatou a filha, Luciana Peters, que acompanhou a mãe.

“Estou muito fez”, afirma Edite ao salientar que não doeu a picada da agulha. “Todos devem vacinas, pois assim também protegemos os outros”, destaca.

DOCUMENTAÇÃO – Para receber a vacina os idosos devem ter em mãos carteirinha de vacinação, cadastro de pessoa física (CPF) e comprovante de endereço. Caso o idoso não possua o comprovante em seu nome, é preciso preencher uma declaração que poderá ser acessada no site da Prefeitura no link https://www.toledo.pr.gov.br/sites/default/files/declaracao_de_residencia_para_vacinacao_contra_o_covid-19.pdf.

IDOSOS ACAMADOS – A secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, alerta que os idosos acamados que não recebem acompanhamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) precisam fazer um cadastro. Dessa forma, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde passa a ter conhecimento do caso para que possa ir até a residência aplicar a dose e prestar o atendimento necessário.

“Pelo Programa de Atenção Domiciliar temos 24 idosos acamados que irão receber a visita domiciliar para a aplicação da vacina”, comenta Gabriela e para os demais é preciso que um familiar entre em contato no telefone (045) 3378-8369 para os procedimentos necessários. Para o público acamado também será seguido o mesmo cronograma de vacinação por faixa etária.

DOSES – Na segunda-feira (8) chegaram mais 1.020 doses em Toledo. O lote visa para finalizar a imunização dos trabalhadores da Saúde e iniciar a dispensação de vacina para os idosos, conforme instrução da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa).

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria