Academia de Letras de Toledo divulga classificados do 5º Concurso de Haicai

11

A Academia de Letras de Toledo (ALT) anuncia os nomes dos classificados na 5ª edição do Concurso de Haicai de Toledo – Kenzo Takemori – promovido pela instituição, com o intuito de incentivar e difundir o haicai. O tema desta edição foi beija-flor (colibri, suga-flor), um kigo da estação primavera (fauna).

A comissão avaliadora foi composta por Teruko Oda (Grêmio Haicai Ipê), Débora Fernandes Tavares (Grêmio Haicai Ipê), Dorotéa Iantas Miskalo (Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais) e Vanderlei Kroin (Mallet-PR), a quem a Academia agradece pelo compromisso voluntário exercido em prol da cultura e do crescimento da poesia.

“Gratidão igual ao Grêmio Haicai Sakura pela parceria nas oficinas online de haicai; à Prefeitura Municipal de Toledo e Unioeste pelo apoio institucional; à Revista Philos pelo registro das 220 inscrições que se encerraram em 15 de junho; à criadora da arte do material de divulgação e premiação, Mariana Leonardo Matsuo, coordenadora de Relações Públicas da Secretaria Municipal da Comunicação de Toledo; e à presidente do Clube da Poesia de Toledo, Edy das Graças Braun, pela criação dos haigas que serão encaminhados aos premiados”, destacou a presidente da Academia de Letras de Toledo e coordenadora do Grêmio Haicai Sakura, Lucrecia Welter Ribeiro.

CLASSIFICADOS – Em 1º lugar na categoria Internacional ficou, Clara Toma, da Romênia. Na categoria Nacional  em 1º lugar, Carlos Alberto Bittar Filho, de São Paulo (SP); 2º lugar, Taís Assunção Curi Pereira, de Santos (SP); 3º lugar, Antonio Seixas, de Magé (RJ); 4º lugar, Paulo Cezar Tórtora, de Rio de Janeiro (RJ) e em 5º lugar, Maria Cristina Chinen Robertson, de Santos (SP). Na categoria Estadual os classificados foram: 1º lugar, Paulo Freitas de Medeiros, de Curitiba; 2º lugar, Josnéia Aparecida Marcondes, de Irati; 3º lugar, Celia Terezinha Neves Vieira, de Irati e em 4º lugar, Alvaro Posselt, de Curitiba.

“E como a poesia é a flor mais bela da arte, a ALT quer expressar sua alegria e agradecimento aos colaboradores que confiaram sua produção poética ao concurso, na certeza de que os aguardamos na 6ª edição do certame, em 2022. Parabéns a todos os participantes e, em especial, aos classificados!”, declara Lucrecia.

Da Redação

TOLEDO