Acadêmicos de Medicina da UFPR realizam ações com a comunidade

A Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia de Toledo (Lago) da Unidade Federal do Paraná (UFPR), campus local, é uma instituição civil, como um projeto de extensão universitária, organizada pelos acadêmicos do curso de Medicina e coordenada por médicos ginecologista-obstetras docentes da Universidade.

De acordo com a professora e obstetra Patricia Leen Kosako Cerutti, a Liga tem como intuito permitir aos discentes um contato mais aprofundado com a especialidade de ginecologia e obstetrícia e através de ações voltadas à comunidade e também pesquisas e eventos.

Dentre os eventos já realizados, estão:

– Aula inaugural sobre o câncer de mama e colo de útero;

– Jornada de urgências e emergências obstétricas de Toledo;

– Campanha do Outubro Rosa em Ouro Verde do Oeste (por dois anos seguidos);

– Oficinas de instrumentação cirúrgica e prática ginecológica para os estudantes;

– Palestras de sexualidade para os adolescentes de Toledo (Colégio Incomar);

– Jornada sobre Sífilis com o apoio da 20ª Regional de Saúde de Toledo, entre outros eventos.

 

ATENDIMENTOS – O público atendido pela Liga abrange todas as mulheres da comunidade de Toledo. “São realizadas atividades de promoção à saúde com orientações sobre IST, planejamento familiar, câncer de mama, coleta de preventivo, portanto, acolhendo a mulher de todas as idades e etapas de sua vida”, salienta a professora.

A Liga é composta pelos acadêmicos de Medicina da UFPR-Toledo, que se interessam pelo tema da Ginecologia e Obstetrícia e da saúde da mulher em geral. A médica explica que são alunos que ou pretendem seguir por essa área ou querem aprender mais sobre o assunto. “Os alunos presentes na Liga são de diversos períodos do curso, ou seja, muitos estão entrando em contato agora ou já tiveram contato com a especialidade, algo que enriquece ainda mais o grupo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *