Ação de jovens voluntários fortalece estoque do Banco de Sangue

Um grupo de jovens voluntários que dedica parte das suas férias para ajudar a comunidade se mobilizou, no dia 15, para realizar um dos maiores atos de amor ao próximo. Eles fazem parte do Projeto Missão Calebe e durante duas semanas vão realizar diversas ações sociais e religiosas na comunidade.

As atividades do Projeto iniciaram com a doação de sangue. Dezesseis jovens comparecerem a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT – Banco de Sangue) de Toledo para doar um pouco de si para ajudar outras pessoas. Joseli de Lima foi a primeira a entrar na sala de coleta da Unidade.

Essa é a primeira vez que a jovem participa do projeto e também sua primeira doação de sangue. “Eu fui motivada para doar sangue por ser uma ação solidária onde podemos ajudar as pessoas no nosso tempo de férias”.

Para um dos líderes do Projeto em Toledo, Junior Oliveira, esta ação neste período de pandemia conscientiza a população da importância de auxiliar no estoque do Banco de Sangue.

“Esse Trabalho dos Calebes é muito importante nesse momento de pandemia, pois precisamos de doação de sangue para atender aos hospitais que estão lotados, e também devido à redução no número de doações neste período de pandemia”.

AÇÕES – O Projeto Missão Calebe é uma ação que envolve jovens da Igreja Adventistas do Sétimo Dia em toda a América do Sul desafiando-os a dedicarem parte de suas férias para o serviço evangelístico e social com a comunidade local. Júnior ressalta que outras atividades serão realizadas entre os dias 23 de janeiro e 6 de fevereiro.

“Neste ano nós vamos fazer as atividades no bairro Jardim Panorama com limpeza de uma praça na região, vamos arrecadar alimentos para pessoas carentes, entre outras ações como serenatas para os idosos”, afirma Oliveira ao enfatizar que todas as ações têm a proposta de apoiar o Poder Público nas atividades com a comunidade.

DOAÇÃO – Além dos jovens do Projeto Missão Calebe, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT – Banco de Sangue) de Toledo também recebe grupos de doadores de igrejas, empresas, clubes, universidades, entre outros. As ações destes grupos de doadores auxiliam a reabastecer e melhorar o estoque de sangue da Unidade. “Essas ações ajudam na reposição do estoque e serve de exemplo para outros grupos que querem realizar uma ação para a comunidade. Com certeza, doar sangue é uma das ações mais importantes a serem realizadas”, afirma a assistente social do Banco de Sangue Hemepar de Toledo, Melânia Aparecida Marin.

Para as doações em grupos ou individuais, os interessados podem entrar em contato com o Banco de Sangue através do número (45) 3379 3752 e agendar um horário.

Da Redação

TOLEDO