Acic Jovem mostra na prática peso dos tributos na vida das pessoas e empresas

0 7

Duas ações do Núcleo Acic Jovem colocaram os tributos como o centro dos debates no dia a dia dos consumidores e das empresas. “Quanto mais as pessoas souberem sobre esse assunto, mais argumentos elas terão para cobrar gastos públicos mais coerentes e serviços de melhor qualidade”, observa o advogado Cleverson Birkan, coordenador da edição de 2022 do Feirão do Imposto em Cascavel.

Na noite da terça-feira, Cleverson comandou uma live que aprofundou o tema. A convidada foi a advogada tributarista, professora e fundadora do IBPT Educação Letícia Amaral. “A Letícia é uma conhecedora do assunto e trouxe informações preciosas sobre uma discussão que precisa ser tratada nos mais diferentes ambientes”, conforme Cleverson, animado com a participação das pessoas e dos empresários nas ações do Conselho Jovem sobre essa questão.

E no sábado, em parceria com o Posto Dubai, motoristas puderam colocar R$ 50 de gasolina no tanque sem a cobrança de 29% referentes ao ICMS. “Essa foi uma ação simbólica que serviu para chamar a atenção dos motoristas sobre o peso dos tributos em um produto cada vez mais essencial na vida de todos nós”, diz o coordenador do Núcleo Acic Jovem, Alberto Moreira. E nessa ação foi retirada a cobrança de apenas um dos vários tributos cobrados sobre os combustíveis.

O imposto está presente na vida de todos os brasileiros. Todos, de uma forma ou outra, pagam tributos, de onde sai o dinheiro para manter a estrutura pública. Além de elevada demais, a carga tributária brasileira, hoje próxima dos 37% do PIB (Produto Interno Bruto), é apontada também como uma das mais injustas do mundo principalmente devido à má qualidade da grande maioria dos serviços públicos oferecidos aos pagadores de impostos.

O Feirão do Imposto começou em 20o2 em Joinville, Santa Catarina, por meio de uma ação de jovens empresários do município. Atualmente, 140 cidades das mais diferentes regiões do País participam desse projeto que não para de crescer, segundo Alberto Moreira.

Da Assessoria

Deixe um comentário