Ações da SMJ marcam Dia Mundial contra o Trabalho Infantil em Toledo

Em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS), a Secretaria Municipal da Juventude (SMJ) marcou a passagem do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, ocorrida no último sábado (12), com atividades de conscientização e formação. Criado em 2012 pela Organização Internacional (OIT), esta data motivou, por parte das equipes dos Centros da Juventude, a confecção de pequenos cata-ventos coloridos de papel – símbolo da infância saudável – que foram distribuídos segunda-feira (14) a servidores públicos que trabalham no Paço Municipal Alcides Donin.

No dia seguinte, das 9h às 10h30, todos os colaboradores da SMJ participaram de uma capacitação sobre trabalho infantil com profissionais dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). O conteúdo foi transmitido via plataforma digital para videoconferência.

A secretária da Juventude, Jennifer Teixeira, destaca que o objetivo da ação foi capacitar e qualificar os profissionais da pasta, bem como sensibilizar a comunidade para o enfrentamento desta questão. “Trabalhamos no sentido de promover o entendimento dos profissionais e a mobilização de toda a sociedade para essas crianças e adolescentes submetidos a trabalhos inadequados, muitas vezes insalubres, o que pode prejudicar o seu desenvolvimento cognitivo e físico”, pontua. “As nossas ações vêm para agregar para o jovem possibilidades de qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho de forma que não se violem os seus direitos. É um assunto que precisa ser discutido, dando àqueles que ingressam no mundo laboral plenas condições de crescimento e aprendizado. Da nossa parte, em parceria com a Agência do Trabalhador, queremos inserir este público por meio do programa Jovem Aprendiz. Algo neste sentido já será feito nesta sexta-feira nos Centros da Juventude e queremos incentivar que outras empresas também façam o mesmo”, comenta.

Da Prefeitura de Toledo