Administração municipal inicia pesquisa sobre o transporte coletivo em Toledo

0 3

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Campus Toledo) iniciaram, nesta quinta-feira (29), uma pesquisa com os usuários do transporte coletivo. A intenção é melhorar os serviços prestados aos cidadãos que utilizam os ônibus urbanos. Perguntas como qual a finalidade e rotas, além de outras situações referentes à qualidade dos serviços e mobilidade estão entre os pontos questionados. 

De acordo com o engenheiro de tráfego da SSMU, Fabiano Faria, o objetivo é consultar a opinião dos usuários e comunidade pelos serviços da concessionária, registrando a satisfação da população, o que pode ser melhorado e critérios de planejamento para os próximos anos. “Esta ação faz parte de uma cooperação técnica entre a Universidade e a Prefeitura de Toledo. A participação da população é muito importante e pode ser feita através de um dos entrevistadores ou pela internet”, explicou. 

O questionário se divide em duas partes. A primeira é um panorama sobre as linhas, tempo de permanência nos veículos, finalidade e frequência do uso do transporte público, além de sugestões. O segundo momento serve para avaliar o que já é disponibilizado. “O entrevistado tem cinco opções de resposta: ‘Bom’, ‘Regular’, ‘Ruim’, ‘Péssimo’ ou ‘Não Conheço’”, explicou Fabiano. As perguntas vão desde qualidade das calçadas e vias, conduta dos motoristas, pontualidade, uso de tecnologia como o aplicativo ‘Busão na Mão’ e bilhetagem eletrônica. O preço da passagem também é um dos itens a ser avaliado. 

A pesquisa acontece pelos acadêmicos, identificados com crachás, em diversos horários pré-definidos e as perguntas realizadas no Terminal Urbano Luiz Grando e também durante os deslocamentos, com a abordagem acontecendo dentro dos veículos utilizados para o transporte coletivo.

Da Prefeitura de Toledo

Deixe um comentário