Administração trabalha para organizar município após temporal na madrugada

14

A Prefeitura de Toledo montou uma força tarefa para organizar o município após os fortes ventos registrados no início da madrugada desta quinta-feira (14). Ocorreram quedas de árvores, em diversas regiões, danos à rede elétrica, além de ocorrências em diversas residências e prédios públicos e durante a madrugada o município recebeu vários chamados solicitando atendimentos. 

A Avenida Maripá, nas proximidades da Caixa Econômica Federal, teve o tombamento de uma árvore sobre a rede de energia elétrica. Em outro ponto, no Jardim La Salle, houve também uma queda de árvore. Outros locais com a mesma ocorrência foram a Avenida Tiradentes, a Rua Guarani, entre as Ruas Sarandi e Almirante Barroso. “Na maioria dos locais já conseguimos retirar as árvores e realizar a limpeza”, explicou o secretário de Habitação, Serviços e Obras Públicas, Maicon Stuani.

Em suas redes sociais, o prefeito Beto Lunitti publicou um vídeo alertando à população sobre os perigos, pois muitas árvores tombaram sobre a rede elétrica. “Amanhecemos com um cenário perigoso. Tivemos muitas situações de destelhamentos, em residências e prédios públicos. A madrugada foi de muitos contatos com os demais órgãos e com a Defesa Civil buscando minimizar os impactos do vendaval”, disse.  

Um dos casos de destelhamento ocorreu na Unidade Básica de Saúde da Vila Paulista, onde atualmente, devido à reorganização dos atendimentos por conta da pandemia, funciona a Central de Especialidades. “Parte do telhado cedeu a força do vendaval e tivemos infiltração, mas já ajustamos tudo e não foi preciso reagendar consultas”, comentou a diretora responsável pelo setor, Katheli Hino do Nascimento. 

Além dos canais oficiais da Prefeitura – 153 (Guarda Municipal) e 156 (Ouvidoria Geral), foi disponibilizado também o Whatsapp para mensagens (45) 99973-4022. 

Energia elétrica – Em relação ao restabelecimento da energia elétrica, a Copel encaminhou um comunicado à imprensa. Segundo a nota, o temporal severo que atingiu o Paraná desde o início da madrugada de quinta-feira provocou estragos na rede elétrica nas regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste. Foram identificados muitos pontos com árvores sobre as redes, cabos rompidos e entre Toledo e Marechal Cândido Rondon, pelo menos duas torres de geração particular caíram sobre a rede da Copel. Além disso, nove torres da linha de Transmissão Assis/Umuarama foram ao chão. As equipes de Manutenção e Emergência estão trabalhando desde a madrugada para restabelecer o fornecimento a todos o mais rapidamente possível. No momento, constam mais  de 1.700 ocorrências para atendimento e cerca de 160 mil unidades consumidoras sem energia no Oeste/Sudoeste. Foram mobilizadas todas as equipes disponíveis na região e virão reforços de outras partes do Estado para auxiliar na recomposição do fornecimento. 

Da Prefeitura Toledo-PR