Agendamento para transporte de pacientes agora pode ser feito via WhatsApp

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Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) residentes em Toledo que apresentam mobilidade nula ou reduzida, em caráter temporário ou permanente, e que não disponham de transporte próprio, têm à disposição uma ferramenta que lhes dará mais praticidade no momento em que necessitarem de deslocamento para tratamentos médico-terapêuticos pré-agendados. 

Desde o mês de março, o agendamento de serviços de transporte público de saúde para tratamento pode ser feito também via WhatsApp, pelo telefone (45) 3378-8686, disponível 24 horas por dia. A resposta acontece de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 11h45 e das 13h30 às 17h15.

O novo serviço atende o transporte de pacientes acamados para consultas e exames eletivos dentro de Toledo; transporte de pacientes para diversas clínicas de Cascavel, como Ceonc e Uopeccan, entre outros; transporte de pacientes com consultas eletivas fora do município; distribuição de passagens para exames e consultas eletivas em Marechal Cândido Rondon; transporte de pacientes para cirurgias eletivas em Assis Chateaubriand, Guaíra, Nova Aurora, Santa Helena, entre outras; retirada de resultado de exames e medicamentos em Cascavel, evitando assim deslocamentos desnecessários; transporte de pacientes que recebem alta de unidades hospitalares da rede SUS; e transporte de pacientes para realização de hemodiálises, quimioterapia e radioterapia.

Pacientes com TFD em Curitiba, em casos que o transporte é feito de ônibus (não são acamados ou não possuem mobilidade reduzida), devem procurar a Central de Especialidades, que atualmente está atendendo na Unidade Básica de Saúde da Paulista, para retirada de passagens de transporte coletivo intermunicipal. 

O coordenador de Transporte Sanitário da Secretaria de Saúde de Toledo, Márcio Rafael Simch, destaca as principais vantagens do novo serviço, como evitar deslocamentos desnecessários de pacientes até a Secretaria da Saúde, ainda mais por conta da pandemia em que aglomerações devem ser evitadas. “Também reduz o congestionamento das linhas, pois recebemos diariamente muitas ligações de pacientes que desejam fazer estes agendamentos. Com o número crescente de pessoas com acesso a internet, o uso deste canal tende a aumentar ainda mais, pois pode ser usado em qualquer local, a qualquer hora. Em algumas semanas de uso, já notamos que muitas pessoas estão preferindo marcar o transporte por meio deste aplicativo de mensagem instantânea”, relata.

Atendimentos

Do começo do ano até hoje, o Serviço de Transporte Público Sanitário para Tratamento Fora do Domicílio (TFD) realizou 2.040 transporte de pacientes para Cascavel, 2.685 deslocamentos de pacientes por meio de ambulâncias dentro do município e 340 viagens para fora de Toledo.

Da Prefeitura de Toledo-PR