Ainda na Bandeira Preta, Toledo informa a recuperação de 131 pessoas e 58 novos casos da Covid

1

De acordo com o Boletim Epidemiológico, até às 17 horas desta terça-feira (15), são 1260 pacientes ativos com a Covid-19 em Toledo, sendo que 132 pessoas estão recuperadas da doença e 58 casos confirmados. Do total de novos casos, 22 foram diagnosticados no Sistema Único de Saúde (SUS) e todos confirmados através de exames RT-PCR (13 femininos e nove masculinos). No setor de Saúde Privada e Suplementar são 36 os novos casos, com quatro deles sendo identificados através de exames de RT-PCR (dois femininos e dois masculinos) e outros 32 casos identificados através de Testes Rápidos (13 femininos e 19 masculinos).

OUTROS DADOS – O Boletim confirma que 102 moradores de Toledo estão internados em hospitais ou leitos da região, sendo 68 em enfermaria e 34 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Entre os internados em leitos de enfermaria, 41 pacientes estão no Pronto Atendimento Municipal (PAM) Dr. Jorge Milton Nunes, sendo que 20 fazem o uso de respiradores mecânicos.
Na terça-feira, o Município ainda registrou novo óbito em decorrência de complicações da Covid-19. Trata-se de uma mulher, de 52 anos. “O mesmo ocorreu no final da manhã desta terça-feira, dia 15/06/21, com paciente que se encontrava internada em serviço hospitalar de outro município, desde o dia 17/05/21”.

BANDEIRA – O Município também permanece na Bandeira Preta. A análise da Semana Epidemiológica SE23/2021, entre os dias 6 e 12 de junho de 2021, foi realizada durante a reunião do Centro de Operações Emergenciais (COE), na terça-feira.
A análise leva em conta a comparação com as duas semanas anteriores. Todos os seis indicadores usados para demonstrar a evolução do cenário pandêmico apresentaram uma situação ruim. Desde a taxa de ocupação de leitos de UTI e de enfermaria adulto por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), previsão de esgotamento de leitos de UTI, variação do número de óbitos, variação do número de casos de SRAG, até a taxa de positividade.

CENÁRIO – Foram registrados 711 novos casos de Covid-19 e 15 óbitos em decorrência da doença no período entre os dias 6 e 12 de junho. Os principais sintomas apresentados pelos casos suspeitos nesse período foram tosse, cefaleia, dor de garganta e mialgia.
A taxa de letalidade em Toledo é de 1,50%. Esse coeficiente avalia o número de pessoas que evoluíram para óbito em relação àqueles que tiveram o diagnóstico de Covid-10 no município.

ALERTA – Os profissionais de saúde alertam para a necessidade de reforçar os cuidados e as medidas preventivas da Covid-19. O número de casos ativos na cidade e na região ainda é alto e não há vagas no sistema hospitalar. O uso de máscara, álcool 70% e o distanciamento social ainda são fatores primordiais.

Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria