Alunos de Toledo recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

3

O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, entregou, na última semana, as medalhas aos 11 estudantes de Toledo que atingiram as melhores classificações na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2021. A cerimônia aconteceu na sala de reuniões da prefeitura e teve a presença de gestores da Secretaria de Educação e representantes da comunidade escolar de cada unidade educacional premiada.

A OBA e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) são Olimpíadas Científicas, realizadas anualmente, em todo o Brasil, pela Agência Espacial Brasileira (AEB) com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e também com patrocínio da Universidade Paulista (Unip).

No total, o prefeito entregou seis medalhas para estudantes da Escola Municipal Borges de Medeiros (três ouros, uma prata e dois bronze); uma medalha de ouro para uma aluna do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre; uma de prata para estudante do Colégio La Salle; e uma medalha de prata para um aluno da Escola José Pedro Brum (Caic).

“Fiquei muito contente com essa notícia. Esse momento é importante para reforçarmos nosso compromisso com a Educação em nosso município”, disse o prefeito Beto Lunitti ao parabenizar cada um dos estudantes medalhistas. “Aqui prova a importância de se dedicarem aos estudos e ampliar o conhecimento de vocês. Isso é um marco importante e histórico para cada um. A vida é uma espécie de corrida com obstáculos, não é feita só de vitórias, também passamos por dificuldades”, falou aos jovens homenageados.

A secretária de Educação, Elisângela Batista, disse que esta Olimpíada é muito concorrida em todo o Brasil e que é um orgulho para Toledo ter vários estudantes premiados. “Essas medalhas elevam o ensino de Toledo. Conseguimos atingir o objetivo de consolidar a aprendizagem. É satisfatório trabalhar no sentido de facilitar a visão das crianças para o entendimento do mundo científico”, salientou.

RESPONSÁVEIS – A diretora da Escola Borges de Medeiros, professora Andréia Menuci, generosamente compartilhou os créditos do certificado que recebeu. “A medalha de honra ao mestre está em meu nome por ter inscrito a instituição, mas eu dedico ela às professoras de Ciências que realmente são responsáveis por esse trabalho com as crianças. É uma gratificação pelo trabalho desenvolvido pela equipe. Esses concursos desenvolvem o interesse das crianças pela ciência”, afirmou a professora.

A mãe da aluna Tainá Gerlach Rodrigues, ouro na 24ª OBA, Nara Gerlach, reconheceu publicamente os incentivos que a filha e todos os seus colegas recebem da escola. “Minha gratidão a todo o trabalho e empenho da equipe da escola por tudo que fazem pela educação de nossos filhos”.

Ao receber suas medalhas e o Pin com o brasão do município das mãos do prefeito e da secretária de Educação os estudantes estavam bem tranquilos. Mas segundo uma das medalhistas foi difícil conter a emoção quando a professora fez suspense e anunciou o resultado em sala de aula. “Fiquei feliz e nervosa [emocionada], nunca pensei que iria ganhar a nota máxima. Demorou para cair a ficha. A professora fez suspense e a turma toda comemorou”, contou a medalhista de ouro Julia Heloísa Seibert França, de 10 anos.

Ela confessou que quer ser Zootecnista como a tia quando crescer e reforçou a importância do apoio familiar no processo. “Para falar a verdade, sou boa em Ciências, mas meu pai disse que eu tinha que estudar para ir bem na Olimpíada. Ele me ajudou a entender as perguntas mais difíceis e me ajudou a estudar”, reconheceu a aluna.

RESULTADOS

ESCOLA MUNICIPAL DR. BORGES DE MEDEIROS

– Ouro

Rafael Bremm Meyer

Tainá Gerlacg Rodrigues

Julia Heloísa Seibert França

– Prata

Marco Antonio Carraro Battisti

– Bronze

Kayla Cristina Costacurta Beppler

Vinícius Francisco Caramel

ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR JOSÉ PEDRO BRUM

– Prata

Aluna: ADRIAN RODRIGUES DA SILVA

Professora: Ana Paula Soni

COLÉGIO ESTADUAL JARDIM PORTO ALEGRE

– Ouro

Aluna: Betânia Louise Rocker Schor

COLÉGIO LA SALLE

– Prata

Aluna: Isadora Santana Zanella Maciel

Professora: Camila Beatriz Santana  (professora e mãe da aluna)

TOLEDO