Alunos do PR participam de treinamento na torre do Corpo de Bombeiros de Toledo

51

Alunos do curso de formação de sargento do Corpo de Bombeiros recebem instruções de salvamento vertical na torre de treinamentos do quartel em Toledo, nesta semana. São instruções práticas de salvamento em altura com alunos de cidade da região Oeste, Sudoeste e Noroeste do Paraná.

O treinamento em Toledo começou na manhã da última segunda-feira (10) com instruções teóricas e práticas e encerra na tarde hoje (11). O comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo, capitão Luis Eduardo Zarpellon, explica que dentro do curso de formação de sargento existe uma disciplina que é Salvamento Vertical. “Essa disciplina é realizada em Toledo por conta da estrutura de treinamento que temos aqui no quartel”, comenta.

TREINAMENTO – Participam alunos de cidades como Foz do Iguaçu, Pato Branco, Cascavel, Umuarama, entre outras localidades. Zarpellon conta que no treinamento eles recebem instruções de resgate em edifício com todas as técnicas necessárias incluindo ascensão e descensão (subidas e descidas), transporte de vítimas e sistema de multiplicação de força.

“É um treinamento que visa preparar os profissionais para ocorrências dessa natureza. São situações que não ocorrem com muita frequência em nossa região, visto que as cidades não são muito verticalizadas (prédios), mas são ocorrências/atendimentos que demandam conhecimentos e técnicas específicos. Por isso, a necessidade de treinar as equipes para estarem sempre preparadas”, complementa o comandante ao lembrar que neste ano, o Corpo de Bombeiros de Toledo já realizou atendimento desta natureza na cidade.

ESTRUTURA – A torre de treinamentos do Corpo de Bombeiros de Toledo tem 16 metros de altura. A estrutura em alvenaria é equivalente a um prédio de cinco andares e é utilizada para treinar salvamento e resgate em edifícios e no combate a incêndios em prédios. A obra foi executada com recursos do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros de Toledo.

A torre é a primeira no Paraná específica para essa finalidade. O treinamento realizado no quartel de Toledo coloca a corporação em destaque no estado. “Essa não é a primeira vez que procuram a nossa unidade para essa finalidade. Isso é traz uma repercussão muito boa da estrutura que temos em Toledo”.

Além da torre, o Corpo de Bombeiros de Toledo também conta com um contêiner utilizado para o treinamento dos bombeiros no combate a incêndio. No curso de formação de sargentos desta semana também é utilizada a torre de rádiocomunicação. A estrutura metálica tem 20 metros e serve de suporte para os treinamentos realizados pela corporação.

Da Redação

TOLEDO