Ampliação do uso da bicicleta é tema de encontro com representantes dos ciclistas

14

Fomentar o uso das bicicletas para o lazer, o turismo, o esporte e meio de transporte urbano. Com este objetivo, a Prefeitura de Toledo realizou, na quarta-feira (19), uma reunião com lideranças dos grupos de ciclistas do município no Auditório Acary de Oliveira e lançou o ‘Toledo é + Mobilidade’. Na pauta do encontro a implantação das ciclovias nas obras de reurbanização e estradas rurais, criação de rotas de cicloturismo, promovendo a atividade no interior e na sede, além de ações em prol das modalidades de ciclismo. 

A Secretaria do Planejamento e Urbanismo apresentou a previsão de obras de reurbanização, todas contemplando ciclovias ou ciclofaixas. Segundo o secretário da pasta, Neuroci Frizzo, todas as intervenções previstas têm como intuito melhorar a mobilidade urbana, tendo como meta a maior adesão do uso da bicicleta como meio de transporte. “Todas as novas vias urbanas, na sede e no interior, bem como algumas estradas rurais, serão contempladas com espaços específicos para o trânsito das bicicletas”.

Frizzo citou obras importantes como as que serão realizadas na Rua Aloísio Anschau e na Avenida Nossa Senhora de Fátima, além da intervenção na ciclovia da Avenida Parigot de Souza, entre a Rua Santos Dumont e a rotatória próxima ao viaduto com a BR-163. “É um local onde, devido à forma em que foi edificada, não tem como ser recuperada, pois não permite a operação de máquinas. Vamos criar uma alternativa para elevar a pista da ciclovia e estudar o melhor piso”. 

Em relação a criação de rotas no interior, a intenção é alavancar o cicloturismo. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Coordenadoria de Turismo, já iniciou um mapeamento sobre os pontos que podem ser considerados atrações turísticas. “Vamos promover os locais para o turismo gastronômico, rural e as belezas naturais e dar suporte, por meio de pontos de apoio, para os ciclistas”, explicou o responsável pela pasta, Diego Bonaldo. Além disso, está prevista também a construção de ciclovias ao lado de alguns trechos de estradas rurais já asfaltadas. 

No que tange o esporte, a promoção das diversas categorias do ciclismo, tanto no fomento de escolinhas e junto aos iniciantes, como o acompanhamento das equipes de rendimento, estão previstas. “Temos espaços para acomodar o mountain bike e suas categorias por todo o território e estamos finalizando locais para treinamento na Pedreira do Marreco um local que vai concentrar as diversas modalidades de esportes ligados à natureza”, disse a secretária de Esportes e Lazer de Toledo, Marli Gonçalves Costa. Além das estruturas, técnicos desportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) irão supervisionar o atendimento e a evolução destas práticas desportivas.

O prefeito Beto Lunitti acompanhou as discussões e parabenizou a preocupação da atual equipe de governo com o bem estar de todos os cidadãos, a partir da participação popular. “É bom ver que a comunidade é participativa e vem aqui ajudar a discutir propostas de avanços e melhorias na mobilidade urbana. A bicicleta é um meio de transporte saudável, ecologicamente correto. Queremos motivar a utilização deste veículo em todo nosso território, seja para lazer, trabalho ou esporte”, concluiu. Além do prefeito, o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, o presidente da Câmara de Vereadores Leoclides Bisognin e demais lideranças participaram do encontro.

Segurança, informação e conscientização

Os participantes apontaram também sugestões, em especial, os pontos ainda conflitantes entre ciclistas e veículos, principalmente em trechos no interior. O diretor do Departamento de Trânsito (Deptrans), Roni Padilha, se comprometeu com a ampliação da fiscalização nas estradas rurais (OT’s), em especial nos trechos entre a sede do município e os distritos de Novo Sobradinho, São Luiz do Oeste e Dez de Maio, passando por Concórdia do Oeste. Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Toledo (Sinttrotol) e do Setor de Transportes da BRF destacaram também os trabalhos de conscientização junto aos motoristas sobre os cuidados com os ciclistas. 

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) também disponibilizará vídeos educativos sobre diversas situações envolvendo a segurança para pedalar, como uso de equipamentos, sinalização correta, entre outros assuntos, que serão divulgados nos perfis oficiais do município. “Queremos também apontar rotas para o cicloturismo, divulgar competições e ações, publicizar inaugurações de novas ciclovias. Tudo será feito com o intuito de ampliar o conhecimento e motivar ainda mais o uso das ‘bikes’”, disse a coordenadora da Secom, Mariana Matsuo.

Ciclovia Toledo a Novo Sobradinho

A Prefeitura executou um trecho de ciclovia de aproximadamente 1 quilômetro saindo de Dez de Maio, sentido Concórdia do Oeste. Porém, a maior obra deste tipo de melhoria já prevista será entre Toledo e Novo Sobradinho, uma obra de quase 7 quilômetros, com iluminação e sinalização. “Será um grande avanço. O sonho é ter mais destas estruturas e iremos iniciar. O entendimento desta gestão é dar continuidade aos projetos e melhorar o que for possível. Nesta obra, por exemplo, o planejamento não contemplava iluminação, benefício que foi incluído por nós no projeto”, expôs o secretário Neuroci Frizzo.

Da Prefeitura de Toledo-PR