Anaide Holzbach de Araújo assume a presidência da Acit

0 29

Voluntária há 11 anos na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), ocupando os cargos de conselheira, diretora do Empreender, tesoureira, diretora de Treinamentos e vice-presidente, Anaide Holzbach de Araújo é agora a presidente da Acit (gestão 2022-2023).

Eleita em Assembleia Geral Ordinária nesta quarta-feira (30) por associados da Acit, Anaide assume o cargo no ano em que a entidade completa 55 anos. “A Acit representa aproximadamente 40% da força produtiva do nosso município, especialmente as micro e pequenas empresas, que buscam nela auxílio para a defesa de seus interesses. Estou muito feliz por ser a presidente da Acit. Sinto que tudo o que fiz até aqui me preparou para este momento. São muitos anos de participação no associativismo, na Acit e em várias outras organizações. Sei da responsabilidade que é estar à frente da mais importante e mais forte entidade civil organizada de Toledo”, conta.

Segundo a atual presidente, o modelo de gestão da Acit nos últimos anos permite uma gestão compartilhada, onde o vice-presidente é apresentado a todos os temas em andamento e especialmente nos meses finais como ambientação. “Foram dois anos acompanhando de perto as ações do presidente Claudenir, e como todos sabemos, uma gestão completamente atípica, em que a tônica foi diminuir o impacto e os efeitos colaterais da Covid para nossos associados, tanto no aspecto econômico quanto na questão de saúde pública.”

A presidente elogia a condução do ex-presidente, que administrou a Acit de forma segura e consciente. “Foram realizadas mudanças de gestão interna, como a criação de um Comitê Estratégico, que deu mais agilidade às decisões, em um momento em que várias necessidades se apresentavam quase que diariamente. Além disso, a Acit fez uma divisão mais clara do seu papel institucional e do papel na geração de novos negócios para a entidade e seus associados. Conhecer todas essas ações de perto me dá uma segurança maior para a continuidade e implementação de melhorias contínuas”, ressalta.

Expectativas para a gestão 

A presidente Anaide menciona que a expectativa é dar sequências as ações em andamento, tendo em vista que a Associação Comercial tem bandeiras locais, regionais e estruturantes e a missão é promover o desenvolvimento sustentável das empresas, através de ações que estimulem o empreendedorismo, os princípios éticos e o exercício da cidadania. “Nas ações estruturantes, nos envolvemos na luta pela duplicação de rodovias regionais, pela implantação do ramal da Ferroeste até Guaíra, com um Porto Seco em Toledo e na operacionalização do Aeroporto Municipal. Além disso, agora na renovação dos contratos de pedágio estamos juntos com outras entidades regionais para a não instalação da praça entre Toledo e Cascavel, pela adoção de tarifas menores, pela não adoção da outorga onerosa, pela construção de obras de infraestrutura em nosso município.”

Anaide completa que não saem da pauta a necessidade das reformas políticas e tributárias, especialmente, além da simplificação do Estado como um todo, criando um ambiente menos burocrático e mais favorável ao empreendedorismo.

A presidente menciona a parceria da Acit com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Toledo. “Junto ao Comdet entendemos ser importante buscar novos negócios para o nosso município, que tragam investimentos e gerem produtos e serviços de alto valor agregado, utilizando o potencial de Toledo ou até criando novas matrizes econômicas. Não podemos, nesse caso, deixar de falar do Biopark, que vem mostrando ser uma ótima oportunidade para o desenvolvimento de empresas de tecnologia e inovação, e que podem transformar a nossa cidade nos próximos anos.”

Para as próximas ações, Anaide conta sobre o papel institucional da entidade, comprometida com toda a população. “Esse ano, por exemplo, teremos eleições gerais, e nesse sentido, estamos desenvolvendo uma campanha de conscientização aos eleitores. Nosso objetivo é chamar a atenção para que nossa cidade tenha representantes nas Câmaras Estadual e Federal. A palavra-chave é a Representatividade. Somos um município forte, na região mais produtiva do Brasil e talvez do mundo e merecemos ter deputados que nos defendam e tragam obras para nossa cidade e toda região.”

Nova presidente quer melhor qualidade nas relações

A presidente deixa um recado aos mais de 4 mil associados. “Demandem suas necessidades, continuem contando com a entidade, com seu grupo de diretores e conselheiros voluntários e também com o grupo fantástico de 40 colaboradores, que compartilham da nossa missão. Esse grupo tem a expertise necessária para promover o desenvolvimento das nossas empresas, com segurança, conhecimento, informação e inovação. Tenho certeza de que faremos uma gestão com qualidade nas relações, gerando mais valor para os associados e comunidade”, conclui.

MUDANÇAS – Para este ano, algumas mudanças foram sugeridas ainda na gestão 2021-2022 e aprovadas em Assembleia Extraordinária no dia 16 de março. Entre as alterações está a constituição de quatro novas vice-presidências: vice-presidente de Relações Institucionais, vice-presidente de Produtos, vice-presidente de Comércio e Serviços e vice-presidente de Indústria. Entre as diretorias, foram feitas readequações na composição e nomenclaturas. 

Segundo Anaide, as adequações têm sido feitas por várias outras entidades nacionais. “O que se busca com essa alteração é ter mais empresários preparados para assumir a Acit e permitir que algumas decisões sejam tomadas de maneira rápida, quando o momento exigir”, conta.

Fazem parte da diretoria, além da presidente Anaide Holzbach de Araújo, o tesoureiro Mario Lopes Neto, o vice-presidente de Relações Institucionais, Cristiano Dall’oglio da Rocha, a vice-presidente de Produtos, Ana Luiza Duffeck Gruber, a vice-presidente de Comércio e Serviços, Francielle Rezzadori de Souza, o vice-presidente de Indústria, Marcus Vinicius Malacarne.

Além do diretor do Agronegócio Marcos Aurélio Pereira, o diretor de Núcleos Setoriais, Tiago Rockembach Oliveira, a diretora de Responsabilidade Social e Ambiental, Maria Rita Pozzebon, o diretor de Inovação e Tecnologia, Marcio Pinheiro e o diretor do Jovem Empreender, Lucas Fernando Rodrigues.

Conselho Fiscal: Ederson Claiton Mores, Ademir Kopeginski e Rogério da Silva Oliveira.

Conselho Consultivo: Allan Tressi, Beatriz Meurer Kloh, Carlos Eduardo Tomasini, Círio Kunzler, Daiany Carulli, Diego Bonaldo, Jean Carlos de Matos, José Augusto Carvalho, Kamilla Bombonatto, Liberato Brum Junior, Michel Becker, Paulo Victor Almeida, Rafael Hirata e Solange Pinzon de Carvalho Martins.

TOLEDO

Deixe um comentário