APA Lar dos Idosos realiza Bazar Beneficente

A Associação Promocional e Assistencial de Toledo (APA Lar dos Idosos) realiza em março o tradicional Bazar Beneficente. Nos dias 6, 8, 9 e 10 a instituição vai vender roupas, calçados, utensílios e móveis a partir de R$ 1. O Bazar será realizado no salão social da Igreja Luterana, ao lado na instituição.

A coordenadora da APA, Ester Rossol, explica todos os recursos arrecadados no Bazar Solidário serão revertidos para a manutenção da entidade como despesas de RH, aquisição de equipamentos e insumos além de melhorias. “Somos muito gratos pela colaboração da sociedade. Em outras edições do Bazar Solidário conseguimos recursos para muitas atividades da APA e tenho certeza que desta vez a comunidade também vai ajudar”.

Ester enfatiza que a equipe da instituição está atenta e vai seguir os protocolos estabelecidos para evitar a disseminação do novo coronavírus. “Haverá toda prevenção com o uso obrigatório de máscara, higienização com álcool gel, aferição de temperatura, além do distanciamento”, pontua.

Os itens que serão disponibilizados no Bazar são doações que a entidade recebe. Ester cita que, ano após ano, a sociedade toledana tem sido colaborativa nas ações e projetos da APA Lar dos Idosos. “Muitos itens são utilizados na própria instituição, outros são vendidos nos bazares para cobrir as nossas despesas”, complementa.

ECPECTATIVA – A coordenadora da APA comenta que a instituição organiza quatro bazares para ajudar nas despesas. Em 2020, por conta da pandemia, foi possível realizar somente um ainda em março e outro no final do ano. Mesmo assim, a colaboração da comunidade foi expressiva. “Organizamos para as pessoas participarem com segurança, com poucas pessoas dentro do salão; o acesso a instituição foi fechado por conta da pandemia, porque anteriormente as pessoas ainda visitavam os idosos. Foram duas edições de sucesso. Em dezembro conseguimos cobrir as despesas do final do ano e agora estamos na expectativa deste Bazar Solidário em março”, salienta.

AUXÍLIO – Parte dos recursos do Bazar Solidário vai ajudar nas obras de ampliação da Associação. A nova ala que está sendo construída terá capacidade para 24 idosos, dobrando a capacidade de atendimento da instituição para 48 pessoas. A obra está na fase de conclusão dos acabamentos com finalização da pintura interna e aquisição de mobiliário. Ester lembra que ainda faltam os trabalhos na parte externa, o paisagismo e a ligação com o prédio antigo.

A Associação Promocional e Assistencial de Toledo é uma entidade civil jurídica de Direito Privado, de duração indeterminada, de caráter e natureza beneficente, promocional e assistencial, de fins não econômicos e ou lucrativos. A APA assegura os direitos sociais do idoso de acordo com a Política Nacional do Idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. A assistência promocional ao idoso em situação de vulnerabilidade presta serviços permanentes e continuados sem distinção de qualquer natureza (raça, cor, nacionalidade, religião). A entidade presta atendimento a pessoas idosas encaminhadas pelo Creas e Ministério Público.

Da Redação

TOLEDO