Aplicativo SimuLA auxiliará na solicitação de licenciamento ao IAT

0 16

No Estado do Paraná, o Instituto Água e Terra (IAT) é o responsável pela elaboração do conteúdo específico, por meio de resoluções ou portarias para o licenciamento de diferentes empreendimentos. Para auxiliar o empreendedor, a equipe do Núcleo de Inteligência do IAT trabalha na elaboração de um aplicativo chamado Simulador de Licenciamento Ambiental (SimuLA).

A criação desse aplicativo faz parte do processo de transformação digital do Estado. Além disso, a construção de soluções no IAT tem sido uma constante nesses últimos anos. Por isso, para o adequado requerimento de licenciamento existem roteiros específicos de acordo com a atividade a ser desenvolvida.

A chefe do Núcleo da Inteligência Geográfica e da Informação, Jaqueline Dorneles de Souza, explica que o aplicativo funcionará da seguinte maneira: o empreendedor deseja investir em determinada região. Ele abre o aplicativo e localiza a coordenada no mapa. “A partir dela, o aplicativo mostrará quais são os documentos necessários para o empreendedor solicitar o licenciamento ao IAT, por exemplo, de certa atividade”.

O aplicativo ainda traz a informação sobre o impacto ambiental e o custo em taxas. Ele ainda realiza uma análise prévia se o empreendimento pode ser instalado ou não naquela região. “O aplicativo vai facilitar e auxiliar o empresário no momento de retirar as licenças, pois ele aponta também quais são as restrições do local e oferece suporte do que precisa ser providenciado”, comenta Jaqueline.

Ela enfatiza que a primeira avalição a ser realizada pelo aplicativo é se o local indicado permite que o empreendimento – em questão – seja instalado. “Por exemplo: o empreendimento precisa captar água do rio para o seu processo produtivo, porém no local escolhido não é possível. Então, o aplicativo já realiza essa indicação ao empresário”.

ENCAMINHAMENTOS – Neste momento, a equipe do Núcleo de Inteligência do IAT encerrou a fase de levantamento dos requisitos técnicos para elaborar o aplicativo. A chefe do Núcleo esclarece que os profissionais dialogaram com as áreas do Instituto, as quais são responsáveis pelo setor de licenciamento. “O aplicativo vai conter informações sobre os aspectos, as camadas geográficas, enfim”.

A próxima etapa é a de programação. Ela está prevista para começar no mês de julho. Uma primeira versão do aplicativo deve ficar pronta ainda no segundo semestre deste ano. “De maneira geral, o aplicativo vai auxiliar o empresário a entender a área que pretende investir e providenciar os documentos necessários ou ter as decisões pertinentes para instalar o empreendimento no local escolhido”, pondera Jaqueline.

Ela complementa que o aplicativo vai colaborar no trabalho realizado pelo técnico no Instituto, porque o profissional não precisará mais analisar, por exemplo, um pedido inviável, já que o SimuLA fará essa indicação antecipada ao empresário. “Os empreendedores precisam estar atentos e devem ter consigo todos os estudos e os documentos necessários para solicitar os licenciamentos no Instituto Água e Terra”.

O aplicativo atenderá todos os municípios do Estado do Paraná. Ele é um projeto que foi idealizado ainda na época do diretor-presidente do IAT Everton Luiz da Costa Souza, atualmente, secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo. Hoje, a pasta é comandada por José Volneir Bisognin. Também colaborou com a ideia a diretora de Licenciamento e Outorga, Ivonete Chaves. “Recordo que participávamos de reuniões é esse assunto sempre era abordado. Então, a ideia de ter um aplicativo para celular para facilitar o processo foi apresentada por eles e nós iniciamos os estudos”.

AVALIAÇÃO – Conforme o chefe do Instituto Água e Terra – regional de Toledo – Taciano Cézar Freire Maranhão, o aplicativo vai trazer informações importantes para o empresário. “Por exemplo, vai permitir aos empreendedores de outras cidades terem informações sobre a cidade que desejam investir”.

Maranhão salienta que os dados são diversas informações já existentes e outras novas. “Os dados vão permitir que todos os municípios do Estado tenham as informações necessárias, como potencial hídrico, enfim. São dados determinantes para empresários que desejam implantar o seu empreendimento em determinado município ou região”, finaliza Maranhão.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário