Aplicativo Vox visa promover a inclusão social da comunidade surda

31

A inclusão social ainda é um desafio. Estão em alta iniciativas que visam romper barreiras, promover mais qualidade de vida e a inserção na sociedade. Universitários de Toledo criaram uma startup que traduz libras para o português: o aplicativo Vox.

“A ideia surgiu durante o programa Startup Garage, ao realizarmos um estudo da nossa persona (Mateus, 26 anos, universitário e surdo), identificamos que existia uma dor muito grande, que era dele e de toda a comunidade surda. Essa dor seria a dificuldade na comunicação com os ouvintes em atividades como consultas médicas, entrevista de emprego ou mesmo em atividades do dia a dia, foi aí então que surgiu a ideia de criar uma solução para um diálogo entre surdo e ouvinte sem barreiras”, explica um dos idealizadores do aplicativo e diretor de finanças e planejamento estratégico do Vox, Isaque Neves.

O trabalho todo é desenvolvido pela equipe. Além de Neves, o aplicativo tem como idealizadores Eduarda Amorim, Mateus Francisconi, Tainara Schreiber e Kauane Nobre; suporte técnico professora e interprete de libras, Tatiane Tielle, e o desenvolvedor de software, Lucas Mathioni.

O objetivo da iniciativa é fazer com que seja quebrada a barreira na comunicação entre surdo e ouvinte. O aplicativo de celular utiliza de inteligência artificial para interpretar os sinais de libras e converte-los em texto e voz. A ideia é promover inclusão, inovação e solução.

PROMOVER A INCLUSÃO – “Já tivemos conquistas com iniciativa. Ganhamos o primeiro lugar no Startup Garage, um programa do Sebrae em parceria com a FAG. Desde a apresentação da ideia do projeto temos recebidos constante apoio das pessoas que enxergam a necessidade do Vox”, destaca o diretor de finanças e planejamento estratégico do Vox.

De acordo com Neves, o Vox está se estabelecendo no mercado e pretende se tornar uma startup com grande abrangência no país. “Estamos em fase de captação de possíveis investidores para alavancagem da startup”, conclui.

Da Redação

TOLEDO