Apostar em alimentação saudável reforça a imunidade

0 6

Quando o assunto é o combate de doenças bacterianas ou virais, uma alimentação saudável pode colaborar para ter mais qualidade de vida. Em tempos de pandemia e surtos virais, é possível e necessário fortalecer o sistema imunológico para que o corpo consiga se defender da melhor forma caso seja infectado.

Apesar de que não existe alimento, nutriente ou vitamina milagrosos que previnam ou curem a Covid-19, uma alimentação correta se torna uma aliada contra a doença. De fato, as vitaminas e sais minerais encontradas nos mais variados tipos de alimentos são fundamentais para o equilíbrio e manutenção da saúde do corpo.

O nutricionista Guilherme Matheus Kaiser Breda enfatiza que a alimentação é importante pilar do estilo de vida saudável. Ele cita que alguns alimentos têm função importante quando o assunto é fortalecer, entre eles são a cúrcuma ou açafrão em pó, castanhas pois contém ômega 3, frutas ricas em vitamina C como laranja, acerola, kiwi, abacaxi, limão, além do alho, gengibre e pimentões também ricos em vitamina C.

“Esses alimentos ajudam nosso corpo no processo de fortalecimento das células de defesa do nosso organismo, para quando algum dano de saúde nos vier, nós estamos mais aptos para combater e não ficarmos doentes. Corpo forte, depende de células fortes. E células fortes dependem em grande parte de uma boa alimentação”.

Para garantir o equilíbrio de nutrientes, o nutricionista comenta que o consumo deve ser na quantidade correta, no caso de frutas e legumes, a porção ideal é correspondente a uma mão fechada. Além da alimentação, o fortalecimento do sistema imunológico pode ser através do uso de extrato de própolis, multivitamínicos (se necessário), vitamina D ou exposição da pele ao sol diariamente durante dez a 15 minutos entre 11 horas e 15 horas e ingerir bastante água. “Esses são os principais e que devem andar de mãos dadas com os alimentos para o fortalecimento da imunidade”, enfatiza.

ROTINA – Além da alimentação saudável, o profissional lembra que dormir corretamente e praticar atividade física regularmente também colaboram para o fortalecimento do sistema imune. Não fumar, manter um peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas também colaboram com a saúde.

Por outro lado, há alimentos que devem ser evitados. “Estes alimentos são os opostos aos naturais, que são produzidos pelo homem e com grande quantidade de compostos químicos, como por exemplo os refrigerantes, salgadinhos, doces em geral, industrializados e, principalmente, os embutidos”.

QUALIDADE DE VIDA – Além de melhorar a saúde e fortalecer o sistema imunológico, hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada podem trazer outros benefícios ao indivíduo. O nutricionista Guilherme Matheus Kaiser Breda lembra que cada pessoa é responsável pelas suas escolhas e essas escolhas influencia a sua vida.

Ter uma alimentação saudável e bom hábitos é prioriza a sua saúde. “A pessoa tem benéficos de viver com qualidade e em abundância. Poder viajar e não se sentir indisposta ou passar mal, ter energia e disposição para trabalhar e estudar com alegria; viver momentos felizes e com disposição com a família e amigos. Ninguém deseja ficar doente, mas escolhemos a cada momento isso ou não através do nosso estilo de vida”, conclui.

Da Redação

Deixe um comentário