Artesãos de Toledo recebem certificado de Ciclo de Capacitação e Formação

6

O auditório Acary de Oliveira, anexo ao Paço Municipal Alcides Donin, recebeu, na noite da última sexta-feira (20), o ato de entrega de certificados a 34 agentes culturais e profissionais do segmento do artesanato que participaram do 1º Ciclo de Capacitação e Formação Profissional da Cadeia Produtiva do Artesanato. A certificação integrou o encontro ‘Diálogos em Rede: O Artesanato em Foco’, voltado para todos os artesãos e artesãs do município.

Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), a formação foi realizada pela Secretaria de Cultura e pela Fundação para o Desenvolvimento da Rádio e TV Educativa de Toledo (Funtec). O conteúdo foi dividido em quatro módulos, ministrados nos meses de julho e agosto: “Gestão de Tempo e Produtividade”, “Atendimento e Comunicação”, “Gestão Financeira” e “Marketing e Vendas”. 

Os certificados foram entregues pelos componentes da mesa de honra do evento, entre eles o prefeito Beto Lunitti; a Secretária da Cultura, Rosselane Giordani; o diretor-executivo da Funtec, Carlos Nascimento; e a Gestora de Empreendedorismo da Regional Oeste do Sebrae/PR Mariana Carvalho. Durante o evento, foi abordada também a importância do cadastro dos agentes culturais do artesanato no Sistema Municipal de Cultura (SMC) de Toledo. “Este cadastro será critério para todos os artistas, técnicos, produtores de eventos para a participação de editais culturais, recebimento de recursos federais, estaduais e municipais por meio de leis de incentivo à cultura”, explica a secretária de Cultura, Rosselane Giordani.

Após a entrega dos certificados, foi apresentado projeto de lei que visa estabelecer a realização e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para o artesanato em Toledo. A matéria, que ainda está em construção conjunta com o segmento, buscará desenvolver quatro instrumentos regularizados de política pública: Edital de chamamento público; Feira Permanente de Arte e Artesanato de Toledo; Carteira Municipal do Artesão de Toledo; e Programa de Ciclos de Capacitação e Formação Profissional para os artesãos.

Da Prefeitura de Toledo-PR