Artistas e servidores da Cultura participam de qualificação profissional

0 5

Foi concluída na última quinta-feira (12) a programação de qualificações profissionais promovidas pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC) para artistas e servidores públicos municipais no Teatro Municipal de Toledo. Promovido em parceria com o  Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná (Sated/PR), o “Oficinão de Saberes” destinou-se ao aprimoramento técnico de servidores da pasta e da comunidade artística toledana.

O cronograma de atividades iniciou-se no dia 8 (domingo), com a palestra sobre lei trabalhista e importância do DRT, registro profissional emitido pela Delegacia Regional do Ministério do Trabalho e Previdência, para a atividade artística com o presidente do sindicato, Adriano Esturilho. Nos outros quatro dias, especialistas renomados em nível estadual e nacional em suas áreas ministraram oficinas de sonorização (com Jo Mistinguett); iluminação (Guilherme Mendes Muniz); figurinos e adereços (Paulo Vinícius); maquiagem (Marcelino de Miranda); e cenografia e cenotécnica (Paulo Vinícius). 

Titular da SMC, Rosselane Giordani, avalia positivamente o evento, o primeiro a oferecer a servidores da pasta capacitação certificada pela Escola de Governo, com carga horária de 42 horas-aula. “Foi um momento especial para a troca de conhecimentos e a intenção da Secretaria da Cultura é que ciclos de formação sejam realizados de forma permanente e constante. Acreditamos que a formação e a qualificação da cadeia produtiva da cultura fortalece o setor em nosso município, profissionaliza artistas e técnicos que atuam na área em espetáculos e eventos”, avalia. “Neste sentido, projetamos a realização de outras ações no segundo semestre e nos próximos anos para a formação e a profissionalização dos trabalhadores desta área, pois entendemos que isso é uma política pública, a qual também preza pela democratização do acesso à cultura”, observa.

Da Prefeitura de Toledo

Deixe um comentário