Assembleia Diocesana avalia Plano da Ação Evangelizadora

5

A Assembleia Geral Diocesana reuniu, no último domingo (31), as lideranças eclesiais para avaliar e revisar o Plano da Ação Evangelizadora 2020-2023. O ponto principal analisado pela Assembleia diz respeito a Animação Bíblica (Pilar da Palavra) cujo tema é trabalhado em toda Igreja no Brasil por indicação da CNBB.

O coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora, padre André Bolfo Mendes, comemorou a realização do evento, que aconteceu na modalidade híbrida e reuniu 223 pessoas da Diocese, com boa concentração no Centro de Formação, em Toledo e, no Instituto João Paulo II.

Conforme padre Mendes, os participantes refletiram sobre a realização das atividades na igreja no período da pandemia. “Durante a programação, abordamos os avanços e os principais desafios ocasionados devido a pandemia”.

Com a imunização das pessoas contra a Covid-19, os responsáveis conseguem traçar algumas metas para o próximo ano. “Especialmente, colocando em evidência a experiência das pessoas com a palavra de Deus. Entre todas as nossas prioridades diocesanas, nós reiteramos a palavra. Ela é a mais importante”, afirmou o coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora ao explicar que a palavra é importante devido a sua sensibilidade.

ENCAMINHAMENTOS – O padre Mendes informou que os próximos encaminhamentos são a conclusão da Assembleia para os mais diversos conselhos, como sacerdotes e leigos.

Ele pontuou que o meio digital facilitou os caminhos para a palavra chegar até a sociedade. “A fé precisa do contato e da experiência. Nós precisamos de todos os diocesanos na caminhada da retomada na ação evangelizadora para aquilo que já fizemos possa ser potencializado e possamos fazer ainda muito mais”.

ATIVIDADES – Os trabalhos da Assembleia foram coordenados a partir do Centro de Formação da Diocese – Instituto São João Paulo II, em Toledo, e com a transmissão e participação simultânea das lideranças nos outros três Decanatos, reunidos nos seguintes locais:

– Decanato de Assis se reuniu junto à Paróquia São Roque, em Nova Aurora;

– Decanto de Palotina em Terra Roxa, junto ao Centro de Formação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida;

– Decanato de Rondon participou da Assembleia reunidos na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Marechal Cândido Rondon.

A programação da Assembleia Diocesana contou com a acolhida e a abertura dos trabalhos pelo bispo diocesano D. João Carlos Seneme. No dia também foi realizada a Conferência “A Igreja no Paraná na travessia da pandemia” (Pe. Valdecir Badzinski – secretário Executivo da CNBB – Regional Sul 2).

Os participantes ainda realizaram a análise da Conjuntura Eclesial – Animação bíblica e os decanatos apresentaram os seus trabalhos.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria