Assembleia SerToledo: servidores querem mais diálogo com a Administração Pública

3

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo (SerToledo), na noite da última segunda-feira (6), realizou a Assembleia Geral Extraordinária. O ato contou com a presença dos servidores e ocorreu em frente a sede do Sindicato.

A pauta de reivindicações destacou nove itens; entre os principais e que foram mais debatidos durante a Assembleia está o Auxílio-Alimentação 2022 (o SerToledo pleiteia um valor de R$ 500,00, mas na sexta-feira (3), o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, publicou no Órgão Oficial do município um decreto determinando o valor de R$ 450,00 no período de 11 meses. Além disso, também foi tratado sobre licença prêmio; o retorno das atividades dos Cmeis – Plano de Contingência – retornaram na última quarta-feira (8) -, falta de estrutura nas escolas e CMEIS, defasagem de professores, cozinheiras e profissionais de serviços gerais.

Outro ponto é sobre o futuro e as condições de atendimento da Cast (Caixa de Assistência que administra o plano de saúde Sempre Vida). O SerToledo já agendou uma reunião com a superintende da Cast para compreender o que está acontecendo com o plano de saúde dos servidores. “Segundo informações repassadas ao Sindicato, uma multinacional adquiriu o plano de saúde Sempre Vida e vem passando por um processo de transição”, cita a nota emitida pela Assessoria de Comunicação do Sindicato.

DELIBERAÇÕES – A Assembleia deliberou por votação da maioria para se manter o diálogo com a atual Administração Pública Municipal. “Na Assembleia foi deliberado um calendário de ações com o objetivo de retomar o diálogo. Neste primeiro momento, o servidor deliberou para que se mantenha o diálogo com a Administração Pública, e o objetivo é avançar nas pautas e atender as demandas e reivindicações dos nossos servidores públicos, porque estamos vivendo um momento difícil, de pandemia, e vem acarretando muitos prejuízos, não apenas aos servidores, mas também a comunidade. Pensando nisso, a Assembleia deliberou um calendário de ações, mas, no sentido de retornar a mesa de negociação para que o prefeito possa ouvir as demandas dos nossos servidores e poder atendê-las”, diz a Secretária-Geral do SerToledo, Marlene da Silva. 

Durante a Assembleia os servidores tiveram a oportunidade de se expressarem, o que ressaltou ainda mais a insatisfação dos trabalhares públicos. “A classe não está satisfeita, principalmente os trabalhadores da área da educação, porque há uma cobrança muito grande, e muitas vezes estão sendo assediados moralmente para que atendam de maneira satisfatória a população, as crianças e os alunos, porém, o prefeito não tem olhado para os servidores, porque nesses locais de trabalho para se fazer um atendimento qualificado a população é preciso proporcionar condições de trabalho e estrutura física para os trabalhadores poderem executar as suas funções. Hoje, nos locais de trabalho faltam professores, profissionais de serviços gerais e cozinheiras. São professores que precisam levar seus equipamentos pessoais, a exemplo de notebooks e celulares para poderem planejar, quando tem, à hora atividade. Neste momento os servidores não estão podendo executar as suas funções de uma maneira que eles gostariam”, esclarece Marlene.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria de Comunicação do SerToledo