Assinatura de convênios: POD realiza Assembleia Geral em dezembro

3

A Assembleia Geral do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) acontece no dia 9 de dezembro, às 14 horas, no Biopark. No encontro serão deliberados assuntos importantes, além da assinatura de convênios com entidades e órgãos representativos para o progresso da região. Está prevista a participação da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, secretário de Estado de Planejamento do Paraná, Valdemar Jorge, e o diretor-superintendente do Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), general Eduardo Garrido.

“Está acima de nossas expectativas, pois teremos a assinaturas de convênios, como com a Unioeste. É muito importante desenvolvermos trabalhos e outros convênios que venham promover o desenvolvimento do Oestes do Paraná. É muito importante a vinda das academias participando desse projeto territorial do Oestes do Paraná”, destaca o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Rainer Zielasko.

O encontro prevê a participação da Fundação Araucária. Conforme Zielasko, será assinado um convênio que irá possibilitar a contratação de estagiários universitários para trabalharem nas câmaras técnicas “que fazem trabalho belíssimo nos setores que elas atuam desobstruindo o caminho e deixando mais leve para que o empresários podem empreender e desenvolver”, cita o presidente.

A Assembleia deverá contar com a presença do diretor-superintendente do Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), general Eduardo Garrido, para assinatura de um convênio que prevê a cedência de um profissional para atuar no Sistema Regional de Inovação. Para Zielasko, é importante contar com a participação com o PTI e ceder um profissional para dar toda a assistência no desenvolvimento deste trabalho.

MAIS REPRESENTATIVIDADE – O secretário de Estado de Planejamento do Paraná, Valdemar Jorge, também sinalizou presença no evento. A Secretaria vai disponibilizar para o site do POD um link que tratar todas as informações macro do Oeste, na área da economia, da educação entre outros setores. “Os dados serão em tempo real”, destaca o presidente do POD, ao citar que essas informações podem ajudar aqueles que desejam empreender no Oeste, pois auxiliam nas análises.

“Para coroar tudo disso, iremos assinar com o Ministério da Agricultura a criação de um Polo Regional de Inovação e Tecnologia para o Agronegócio. Somos a maior renda bruta da agropecuária no Paraná. Agora, com a vinda de um polo traremos mais informação”, destaca Zielasko ao citar que a Assembleia deverá contar a presença da ministra, Tereza Cristina.

Conforme Zielasko, a função do POD é unir esforço para que juntos todos possam trilhar o caminho, ter empregos e crescer com os negócios.

“É difícil encontrarmos um território regional de desenvolvimento.

Nós, aqui temos orgulho de dizer que somos do Oeste. Os 54 municípios têm suas singularidades, contudo, os problemas que são de todos podem mais facilmente serem resolvidos com a união e, com isso, conseguimos avançar mais. Um território organizado mais rapidamente consegue superar uma crise e quando a crise chega ela é menos maléfica do que aqueles que não são organizados. Por isso, essa união é muito importante e juntos sempre seremos mais fortes”, conclui o presidente do POD.

Da Redação

TOLEDO