Assinatura de documentos fortalece vínculos da Smel com a comunidade

4

Os vínculos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) de Toledo com a comunidade estão ainda mais fortes. Dois atos realizados na tarde desta quinta-feira (22) na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito permitiram ampliar o alcance das políticas públicas na área.

O primeiro foi a assinatura dos termos de parceria do Esporte Cidadão em favor de cinco entidades que preencheram os requisitos previstos no edital de chamamento do programa. Serão beneficiados com recursos previstos para esta finalidade no orçamento do município para o custeio de taxas de inscrição em competições ou de arbitragem e demais despesas a Associação dos Corredores de Toledo (Correr Toledo), Associação de Basquetebol Toledano Amor e Compromisso (Abatac), Liga de Futebol de Toledo, projeto de badminton da Ação Social São Vicente de Paulo e Toledense Futsal, equipe que representa o município no Campeonato Paranaense de Futsal/Chave Bronze.

A secretária responsável pela Smel, Marli Gonçalves Costa, explica a importância do Esporte Cidadão para a prática desportiva no município. “Nossa pasta dispõe à população diversas atividades e para aquelas que não oferecemos este programa presta um auxílio muito importante”, avalia.

O prefeito Beto Lunitti reforçou o compromisso com as políticas públicas em esporte e lazer. “Nosso mandato deseja retomar ações que já fizemos no passado, bem como avançar naquelas que foram iniciadas por outros prefeitos. É uma satisfação poder ajudar estas entidades e, a partir do ano que vem, com um orçamento feito pela nossa gestão, será possível investir mais no Esporte Cidadão e também na melhoria dos espaços voltados à prática desportiva”, comenta.

A presidente da Correr Toledo, Rejane Michels, celebra a aprovação da entidade no edital do Esporte Cidadão e já faz planos com os recursos que receberá. “Queremos aproveitar essa ajuda para a realização da prova ‘24 Horas Torao Takada’, uma homenagem a quem foi pioneiro na prática da corrida de rua em nossa cidade. Com esse apoio, conseguiremos ampliar esta atividade que tão bem faz para a saúde, algo tão valioso nesses tempos de pandemia”, pontua.

Redenção

O segundo ato foi a assinatura do decreto com os termos de cessão de uso do campo sintético do Jardim das Orquídeas em favor do projeto Redenção Futebol Clube. A entidade, que foi representada pelo presidente Tiago Valadão da Silva, pelo vice-presidente Márcio Alex Schneider Mallmann (que também é presidente da Associação de Moradores do Jardim das Orquídeas) e pela secretária Janaína Rocha da Silva, tem o objetivo de organizar e oferecer atividades esportivas para crianças e adolescentes que moram no bairro.

O prefeito Beto Lunitti aconselhou os dirigentes do projeto sobre a responsabilidade que passam a assumir a partir de agora. “Esse documento estabelece procedimentos para a manutenção do espaço, para evitar que haja ali episódios de vandalismo. Para que essa parceria seja bem-sucedida, é preciso chamar a comunidade para assumir essa responsabilidade de forma coletiva, junto com vocês. Como vocês trabalham com crianças e adolescentes, vale ir às escolas do entorno conversar com eles e convencê-los da importância de cuidar bem do campo, que é deles”, recomenda. “Nós vamos oferecer todo o suporte, mas os problemas do dia a dia ficam por conta de vocês”, alerta.

O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt parabenizou o Redenção pela iniciativa que estão encabeçando. “Este trabalho de inclusão social por meio do esporte contribui com a nossa gestão e serve de exemplo para a sociedade toledana no que diz respeito ao zelo pela coisa pública”, pontua.

A secretária Marli Gonçalves Costa falou de outros investimentos que a região receberá nos próximos dias. “Na próxima terça será formalizado o repasse da área do Toledo Esporte Clube para o município, onde colocaremos o alojamento dos atletas na parte de cima e embaixo haverá uma estrutura completa, incluída academia, algo jamais visto por esta comunidade. Por tudo isso, precisamos do envolvimento dela”, destaca.

O presidente do Redenção Futebol Clube recebeu a cessão com muita alegria. “Registramos nossa entidade recentemente, mas estamos desenvolvendo este projeto há cinco anos e sempre foi uma luta nossa ter um espaço para desenvolver nossas atividades com tranquilidade, sem nada para nos atrapalhar. A partir de agora, poderemos ampliar nossas ações para a criançada. Além do futebol nos fins de semana, começamos a oferecer aulas remotas de inglês ministradas por uma professora às terças e quintas e queremos também disponibilizar judô, muay thai e tudo mais que surgir para ajudar a tirar essas crianças das ruas”, relata Tiago.

Da Prefeitura de Toledo-PR