Atividades culturais esquentam o sabadão em Toledo

4

Várias atividades culturais movimentam o sábado (07), véspera do dia das mães em Toledo. Após os bons resultados de público obtidos com a abertura do Museu Histórico no último fim de semana, a Secretaria Municipal de Cultura, passará a abrir a Biblioteca Pública Municipal todos os segundos sábados do mês, na parte da manhã, a partir deste fim de semana. 

O acesso da população, tanto para empréstimos de livros, quanto para participar de atividades da Secretaria de Cultura estarão disponíveis ao longo deste ano. 

“Neste sábado será a primeira vez que a Biblioteca Pública será aberta pela manhã. Simultaneamente acontecerá o projeto de artesanato da Secretaria chamado Tenda. Na Biblioteca teremos contação de história com a coordenadora do Projeto ‘Conta Cultura’. De forma presencial, será apresentada a história do Pato Poliglota para as crianças”, informou a secretária de Cultura, Rosselane Giordani.

A história do Pato Poliglota já foi apresentada no último mês no CEU das Artes. “Essa foi uma experiência super bacana que realizamos no CEU das Artes quando foi comemorado o dia mundial do livro infantil. A historinha será reprisada na Biblioteca Pública Municipal para as crianças de uma forma bem teatralizada, incluindo pintura em painéis. Algumas falas do Pato Poliglota estarão afixadas na porta para convidar as crianças a entrarem”, acrescentou Rosselane.

O objetivo da atividade é incentivar a leitura e motivar as crianças de forma lúdica a consumirem os produtos culturais. 

Praça Willy Barth

Na Praça Willy Barth acontecerão apresentações culturais, varal de poesias, distribuição do projeto Cartoneiras Poéticas, iniciado no mês de março em homenagem às mulheres, com poesias de poetisas de Toledo. “Também teremos o projeto Tenda, da Feira de Artesanato para valorizar o artesanato local. Queremos expandir esse projeto tanto no sentido da participação das artesãs, quanto da circulação da própria feira, no sentido de atender o segmento do artesanato. É um marco simbólico do retorno das atividades”, pontuou a secretária de Cultura. 

Cine na Web

A partir das 20h acontece a exibição da quarta edição do Cine na Web pela fanpage Cultura Toledo (@toledocultura). Trata-se do documentário do jornalista Sérgio Ferreira, intitulado “Receitas de Bolo e Cidadania:  Democracia Feita em Casa”. 

Resumo: Este documentário faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do jornalista Sérgio Ferreira (2006). “Receitas de Bolo e Cidadania – Democracia Feita em Casa” conta um pouco da importante história da Associação das Donas de Casa de Toledo (ADCT), a primeira do Paraná e uma das primeiras do Brasil, criada no final da década de 70. Orientado pelo professor Silvio Demétrio e co-orientado pela professora Zenaide Gatti, o Doc apresenta algumas das personagens que fizeram parte dessa história de lutas na construção de uma sociedade melhor e mais justa. 

A ideia foi inspirada na Dissertação de Mestrado da professora Zenaide, que pesquisou sobre o assunto. As personagens que narram a saga da organização das mulheres toledanas é contado pelas lutadoras Silla Schroeder, Helma Friedrich (em memória), Joana Darc Faria de Souza e Silva, Wally Jacobi e da saudosa jornalista Isolde Ana Jacobi (em memória). 

Após a exibição acontece um bate papo com os produtores do Doc para repercutir o tema e ampliar a discussão sobre o assunto. 

Da Prefeitura de Toledo-PR