Audiência pública: agrotóxico utilizado no controle da buva é discutido na Câmara

18

Uma audiência pública organizada pelo Conselho de Desenvolvimento e Agronegócio de Toledo tratou temas voltados ao herbicida Triclon. O agrotóxico – que é utilizado no controle da buva na cultura de grãos – tem atingido outras cadeias produtivas. O encontro ocorreu na tarde de ontem (1º) na Câmara Municipal de Toledo.

O vereador, Vilson André Da Silva, Chumbinho, destacou que foi apenas a primeira audiência pública, pois o tema é abrangente e requer atenção. “O encontro foi promovido para tratar sobre um produto lançado no mercado chamado Triclon que está interferindo na fruticultura e horticultura”, citou ao mencionar que já foram detectados problemas regionais – nos municípios de Toledo e Marechal Cândido Rondon.

Nessa primeira audiência, segundo o vereador, foram ouvidos integrantes da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Instituto Água e Terra (IAT), técnicos, engenheiros agrônomos e produtos. Contudo, ele enfatiza a necessidade do tema continuar em pauta e de maneira mais abrangente para que todas as cadeias produtivas envolvidas possam ser ouvidas.

EM PAUTA – “Não podemos penalizar uma cultura, pois a questão envolve os pequenos e os grandes produtores. É um produto que pode chegar em grandes distâncias e não afeta os vizinhos. Não tínhamos noção que pode chegar mais de 2 mil metros de distância, além disso, existe a preocupação em relação aos possíveis danos ao ser humano”, declara.

Para o vereador, a ideia é que com as discussões seja possível chegar a uma solução que contemple as necessidades das cadeias, sem prejudicar os menores. “Vamos ver o que pode ser feito antes da legislação, pois quando chegamos nisso é uma problemática”, cita ao pontuar que outra audiência deve ocorrer ainda no mês de dezembro.

Da Redação

TOLEDO