Aulas de modalidades esportivas retornam as aulas neste mês

O exercício físico proporciona mais qualidade de vida e saúde ao praticante. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), muitas pessoas que praticavam atividades de forma regular deixar de fazer ou as gestões municipais suspenderam o cronograma para evitar a proliferação ou a contaminação do vírus. Em Toledo, as atividades esportivas serão retomadas a partir do dia 8 de fevereiro.

De acordo com a secretária de Esporte e Lazer Marli Gonçalves Costa, todas as modalidades, como natação, voleibol, basquetebol, futsal, xadrez, entre outras, retornam as aulas. Marli enfatiza que o retorno será considerado reservado. “Cada professor irá atender em média 30% a 40% da capacidade de cada turma”. Marli cita como exemplo as aulas de natação. “Neste mês, os professores devem atender os alunos que já estavam inscritos tanto na natação como na hidroginástica. As novas inscrições devem ser abertas em março”.

A secretária destaca que as medidas serão adotadas e preservada para esse retorno com segurança. “A prática da atividade física é importante para todas as faixas etárias, desde a criança até o idoso. Ela proporciona condições física e respiratória”.

MAIS MODALIDADES – Outros exemplos são as aulas de xadrez e futsal. Elas serão ofertadas na Universidade Paranaense (Unipar), campus Toledo, localizada na rua Santos Dumont.

Segundo o professor Sérgio Herkert, o retorno de cada modalidade é importante para o desenvolvimento da criança ou do adolescente. As aulas de xadrez serão realizadas na terça-feira e quinta-feira, nos períodos matutino e vespertino em horário comercial. “Podem participam crianças desde os cinco anos até os 90 anos”.

A modalidade de futsal será ofertada na segunda, quarta e sexta-feira para crianças a partir de cinco até 12 anos. “Tanto o xadrez como o futsal serão mistos”, afirma o professor Sérgio.

Os horários das aulas ainda serão definidos. “Nós precisamos saber como será a procura das famílias e o horário de transporte para as crianças”. As inscrições podem ser realizadas no campus da Unipar ou mais informações podem ser obtidos pelo número (0XX45) 9-9993-9449, falar com o professor Sérgio. “Qualquer criança do município poderá participar das modalidades”.

O técnico reforça que as aulas serão presenciais e um esquema de segurança será adotado para evitar a proliferação ou contágio do novo coronavírus. “As crianças utilizarão as máscaras. Além disso, a temperatura corporal será aferida, solicitaremos o uso do álcool em gel e outras medidas necessárias. O retorno da prática esportiva é importante e ele acontecerá de maneira segura”, afirma Sérgio ao complementar que as vagas serão limitadas neste primeiro momento.

Da Redação

TOLEDO