Azul poderá retomar voos em Toledo; mas não há data definida

65

A retomada dos voos comerciais no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho é um anseio da comunidade da região Oeste. As operações estão suspensas desde março do ano passado, quando começou a pandemia da Covid-19. Após 15 meses, a Azul informa que planeja o retorno para Toledo no segundo semestre deste ano.

A decisão é pautada no avanço da vacinação em todo o país e a estimativa de crescimento na demanda por voos domésticos. Além de Toledo, Guarapuava, Pato Branco e Ponta Grossa também estão na lista das bases que a companhia pretende reabrir. Já a cidade de Umuarama “é um dos destinos que a Azul planeja voar já a partir de outubro deste ano”, conforme nota da assessoria.

No entanto, a assessoria informa que o planejamento de retomada da Azul nesses municípios depende da implementação de adequações na infraestrutura dos aeroportos locais para melhorar a operacionalidade dos voos. “Todos eles carecem que os procedimentos de IFR (Regras de Voo por Instrumentos) se tornem IMC (condição meteorológica de instrumento). Além disso, se faz necessária a instalação e homologação de PAPI”.

O Precision Approach Path Indicator (PAPI) é um equipamento que auxilia na aproximação de aeronaves. São luzes instaladas na cabeceira da pista para proporcionar mais segurança no pouso das aeronaves.

NEGOCIAÇÕES – O secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Diego Bonaldo, explica que Município também tem um compromisso com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a substituição da estação meteorológica.

Nesta semana, o secretário, o prefeito Beto Lunitti e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) Claudenir Machado visitaram a Anac e a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), em Brasília, acompanhados do deputado federal Sergio Souza, para tomar conhecimento dos processos de tramitação para retomada das operações no Aeroporto de Toledo.

“Precisamos substituir a estação meteorológica. Conversamos sobre a possibilidade de receber os recursos via Secretaria Nacional da Aviação Civil. Também precisamos instalar o PAPI e o Município tem consciência das necessidades do Aeroporto e, possivelmente, vai adquirir este equipamento para adequar o Aeroporto”.

OPERAÇÕES – Bonaldo esclarece que mesmo com essas demandas pendentes, o Aeroporto está habilitado e tem condições operacionais seguras para pousos e decolagens. “É uma opção da Azul e vamos seguir essas exigências que são melhorias para o retorno breve das operações no Aeroporto de Toledo”.

O secretário enfatiza que a administração municipal trabalha desde janeiro para acelerar o retorno dos voos comerciais da Azul em Toledo. “Estamos trabalhando para que isso aconteça logo. Sabemos da burocracia que envolve a homologação desses equipamentos. O Aeroporto é um instrumento de desenvolvimento e o retorno das operações comerciais é necessário porque vai reforçar o crescimento da nossa atividade econômica”, finaliza Bonaldo.

Da Redação

TOLEDO